Em Pão de Açúcar; com autorização para balsas transportarem passageiros, lancheiros temem fim das atividades

Imagem Pão de Açúcar Notícias

A associação que representa os donos de embarcações fluviais em Pão de Açúcar demonstrou preocupação com uma autorização concedida pela Marinha do Brasil à empresa que administra balsas, que realizam diariamente a travessia de veículos entre a cidade de Pão de Açúcar/AL e o povoado Niterói, município de Porto da Folha/SE. É que a partir de 1° de junho (próxima terça-feira), as referidas balsas estarão autorizadas a cobrarem pela travessia de passageiros, função que até a presente data era exercida de forma exclusiva pelas lanchas de pequeno e médio portes.

A associação não se posiciona de forma contrária à autorização, no entanto, diz que se não houver uma padronização nos horários em que as balsas possam atravessar os passageiros, praticamente, os donos de lanchas, que realizam a travessia com escala de horários pré-definidos, terão que encerrar as suas atividades, o que provocaria o desemprego de vários trabalhadores. Os lancheiros explicam que as balsas realizam a travessia de forma constante, durante 24 horas, sempre que houver algum veículo em uma das margens do Rio São Francisco, e que as lanchas atravessam com passageiros a cada 30 minutos. Na visão dos trabalhadores, será praticamente improvável que algum passageiro opte por aguardar algum tempo de espera por uma das lanchas, visto que as balsas estariam realizando o trajeto continuamente.

Uma das soluções apontadas pelos lancheiros para tentar harmonizar a situação, seria a de incluir o transporte de passageiros pelas balsas na tabela de horários já cumprida pelos mesmos. Portanto, entre determinado período de tempo do dia, os passageiros realizariam a travessia ora nas lanchas da escala, ora nas balsas, mas até o momento não há definição sobre tal situação.

"A situação está difícil para todos e se agravou ainda mais durante essa pandemia. Aqui a gente pouco ganha, porque diminuiu em 70% o número de passageiros. Se não houver disciplina nos horários de travessia de passageiros pelas balsas, que rodam 24 horas, praticamente nós não vamos poder continuar trabalhando", disse o representante dos lancheiros, Jânio Vieira,

Por Pão de Açúcar Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.