Estado investe R$ 35,7 milhões em obras do Minha Cidade Linda em Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e em mais dois municípios

Renan Filho e o secretário Mosart Amaral se reuniram com prefeituras contempladas nesta quinta-feira (1)
Renan Filho e o secretário Mosart Amaral se reuniram com prefeituras contempladas nesta quinta-feira (1) Márcio Ferreira Texto de Severino Carvalho e Kaue Costa

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram, na manhã desta quinta-feira (01), as ordens de serviço para o início das obras do Programa Minha Cidade Linda em Atalaia, Senador Rui Palmeira, Ibateguara e São José da Tapera. Os investimentos chegam a R$ 35,7 milhões e vão contemplar, dentre outras benfeitorias, a pavimentação em paralelepípedos de 218 vias urbanas, que juntas totalizam 37.7 quilômetros de extensão, nos quatro municípios.

“O Minha Cidade Linda avança, começa a ganhar toda a Alagoas, levando obras de infraestrutura muito importantes para as cidades, que são a pavimentação de ruas, a construção de calçadas, de praças e a pintura das fachadas das casas dos cidadãos que moram nessas localidades”, pontuou Renan Filho, destacando a importância socioeconômica da iniciativa.

“Trata-se de um programa fundamental para aquecer as cadeias produtivas da construção civil e, nesse caso, especificamente, a produção de pedras, de areia, a venda de cimento no comércio local e a própria geração de emprego, dado que a pavimentação em paralelepípedos é uma das obras da construção civil que mais geram empregos diretos nas cidades”, acrescentou o governador.

Além das quatro cidades contempladas nesta quinta-feira (01), já estão com obras em execução do Minha Cidade Linda outros nove municípios alagoanos: Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Feliz Deserto, Boca da Mata, Palestina, São Miguel dos Milagres, Porto Calvo e Pariconha.

O secretário Mosart Amaral garantiu que, uma vez assinadas as ordens de serviço, as obras começam imediatamente em Atalaia, Senador Rui Palmeira, Ibateguara e São José da Tapera. “Tem sido sempre assim. As empresas estão todas comunicadas e instaladas nos municípios, aguardando apenas essas ordens de serviço para iniciar os trabalhos, que vão favorecer a mão de obra local”, destacou.

A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou a presença dos prefeitos de São José da Tapera, Jarbas Ricardo; de Atalaia, Cecília Rocha; de Ibateguara, Lucinéa Laurentino, a “Néa”; e de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura. Prestigiaram a cerimônia o senador Renan Calheiros, a deputada estadual Fátima Canuto e o prefeito do Pilar, Renato Filho.

O município de Atalaia será contemplado com serviços de pavimentação de 76 vias urbanas, que equivalem a mais de 14 quilômetros. Além disso, serão implantados cinco equipamentos de lazer, com quadra e brinquedos infantis. “Era um sonho de toda uma cidade, de toda uma população. Essa obra é histórica, marca uma nova era para Atalaia”, comemorou a prefeita.

Pavimentação e lazer 

Em Senador Rui Palmeira, o Programa contempla 19 ruas com pavimentação de cerca de 2,7 quilômetros de extensão, além de um equipamento de lazer para a população do município sertanejo.

“Fico muito feliz de estar incluída já nessa primeira etapa do Programa. Em nome dos rui-palmeirenses, quero agradecer ao governador Renan Filho porque Senador Rui Palmeira vai ficar uma cidade ainda mais linda”, ressaltou a prefeita Jeane Moura.

Já em Ibateguara, o Minha Cidade Linda leva pavimentação para 41 vias urbanas, que se estendem por quatro quilômetros, além de dois equipamentos de lazer ao ar livre para a população. “Quero agradecer ao governador Renan Filho por este grande investimento”, enfatizou a prefeita Lucinéa Laurentino.

No sertão, o município de São José da Tapera recebe o programa em 82 ruas, que se estendem por pouco mais de 17 quilômetros, além de três equipamentos de lazer público, entre quadras e brinquedos infantis. Em plena Semana Santa, o prefeito falou em “milagre” ao se referir as obras do Minha Cidade Linda.

“Eu sempre falava que ia calçar Tapera como um todo e tenho isso aqui, hoje, na Quinta-Feira Santa, como um milagre porque, talvez, eu não conseguisse (cumprir a promessa) e com isso aqui e vou conseguir, então estou feliz”, festejou Jarbas Ricardo.

O Programa

O Programa Minha Cidade Linda tem como objetivo transformar para melhor os espaços públicos e as ruas de todas as cidades alagoanas, além de melhorar a qualidade de vida da população por meio de obras em vias urbanas, como a implantação de calçamento, instalação de academias ao ar livre e de parques infantis. As obras contemplam, ainda, a pintura das fachadas das moradias.

Por outro lado, a revitalização dos espaços e de ruas contribui para a redução da violência e dos acidentes de trânsito, melhora a mobilidade e a acessibilidade, bem como proporciona lazer, esporte e momentos de interação social, devolvendo a cidade aos seus verdadeiros donos: a população.

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.