Em Marechal Deodoro/AL, após operação, BPA devolve mais de 60 caranguejos-uçá à natureza

Animais retirados da natureza ilegamente foram devolvidos ao mangue
Animais retirados da natureza ilegamente foram devolvidos ao mangue

Dois indivíduos foram apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) durante operação de fiscalização realizada durante a manhã e tarde de sexta-feira (05). Eles estavam comercializando animais da espécie caranguejo-uçá. Porém, durante o período de defeso – época em que o animal se reproduz – ficam proibidos o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá. Os caranguejos apreendidos, 64 no total, foram devolvidos à natureza pelos militares.


O fato ocorreu na AL-101 Sul, em Marechal Deodoro. A Guarnição Ambiental 01 estava realizando ações combate e conscientização referente ao período de defeso, quando recebeu informações do Serviço de Inteligência (P2) do BPA. A indicação era que nas imediações do Povoado Barra Nova havia dois indivíduos oferecendo caranguejo a moradores e a um restaurante da região.

A dupla foi abordada e informou ter capturado os animais no dia anterior na área do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM). Como os dois eram menores, foram encaminhados às suas respectivas residências para informação e acompanhamento de adultos responsáveis. Na delegacia foi registrado o Boletim de Ocorrência com Infração Penal de Pesca proibida, conforme Artigo 34 da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente.

A ocorrência foi finalizada com a soltura dos caranguejos no manguezal localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, Unidade de Conservação localizada em Marechal Deodoro. 

Por Ascom PM/AL

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.