Programa de Reconstrução Mamária começa atender mulheres do interior de Alagoas

Programa Ame se foi lançado em outubro pelo governador Renan Filho
Programa Ame se foi lançado em outubro pelo governador Renan Filho Thiago Sampaio Texto de Igor Nascimento

O Ame-se, Programa de Reconstrução Mamária destinado a atender mulheres mastectomizadas, iniciou o atendimento a pacientes do interior do Estado. Desta vez, foram atendidas no Ambulatório do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), usuárias encaminhadas pelo Hospital Chama, localizado em Arapiraca.

A paciente Rita de Cássia Santos, que reside em Palmeira dos Índios, não conteve a emoção ao sair da primeira consulta. “Estou muito feliz porque o sonho de reconstruir minha mama será realizado”, salientou.

Emocionada, Rita de Cássia Santos frisou que a primeira coisa a fazer, ao sair do Hospital Metropolitano de Alagoas, seria informar a boa notícia às amigas. “Pelo zap [whatsapp], já vou falar com as minhas amigas que fui chamada, passei pela mastologista, vou ser consultada pelo cirurgião plástico e até os exames vou fazer por aqui”, enumerou.

Nesta primeira etapa o programa tem como objetivo zerar a lista de espera das pacientes, com consultas e exames realizados pelo Hospital Metropolitano de Alagoas. Já na segunda etapa, as pacientes serão encaminhadas pelo Sistema de Regulação do Estado.

Lançado pelo governador Renan Filho em outubro deste ano, o Programa Ame-se tem como objetivo zerar, até outubro do próximo ano, a fila de mulheres mastectomizadas por causa do câncer de mama em Alagoas e que precisam realizar a reconstrução mamária. “Alagoas tinha uma baixa capacidade de fazer a reconstrução mamária. Apenas o Hospital Universitário fazia entre quatro a cinco reconstruções por ano. Nós temos uma fila de duzentas mulheres e vamos zerar essa fila”, assegurou

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.