Em Alagoas, voluntários devem doar sangue antes de se vacinar contra o sarampo, orienta Hemoal

Hemoal recomenda que antes de se vacinar contra o sarampo, voluntários devem doar sangue
Hemoal recomenda que antes de se vacinar contra o sarampo, voluntários devem doar sangue Ascom Sesau

Os doadores de sangue com idade entre 20 a 49 anos, devem praticar o gesto solidário antes de serem vacinados contra o sarampo, cuja campanha de imunização vai até o próximo dia 31. A medida deve ser adotada, segundo orienta o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), porque após receberem uma dose da vacina dupla ou tríplice viral, os voluntários ficam impedidos de doar sangue pelo período de um mês.

Realidade que pode reduzir, ainda mais, o número de candidatos à doação de sangue nas Unidades do Hemoal, localizadas em Maceió e Arapiraca. Situação que ascendeu o sinal de alerta, uma vez que o estoque nesta terça-feira (11) corresponde a 34,2% do limite mínimo necessário, que deveria ser de 500 bolsas, mas, dispõe de apenas 171.

“Tomar a vacina contra o sarampo é uma medida imprescindível e nenhum alagoano na faixa etária dos 20 a 49 anos deve deixar de se proteger. Entretanto, solicitamos que, antes de comparecer ao posto de saúde para tomar a dose da dupla ou tríplice viral, o ato solidário de doar sangue seja priorizado”, apelou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

E o apelo da gerente do Hemoal se baseia no quantitativo de alagoanos que estão na faixa etária dos 20 a 49 anos e que devem se vacinar contra o sarampo. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), meta é vacinar 1.395.727 alagoanos.

“Historicamente apenas 2% da população doa sangue regularmente e, caso esse grande quantitativo de pessoas deixe de doar pelos próximos 30 dias, nosso estoque pode ser afetado drasticamente. Por isso, antes de tomar a vacina, é necessário comparecer ao Hemoal para se candidatar à doação de sangue”, reforça Verônica Guedes.

Segurança – Ela assegura que todas as medidas de vigilância foram adotadas pelo Hemoal para evitar que os voluntários possam contrair o novo coronavírus durante o ato da doação de sangue. “Seja em Maceió ou Arapiraca, nossas unidades foram sanitizadas, estamos respeitando o distanciamento social para evitar aglomerações e disponibilizando totens com álcool em gel a 70% para os voluntários”, salientou.

 Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.