Superlua brilha no céu nesta segunda-feira (9)

Imagem Nasa
Nesta segunda-feira (9),  o céu vai ser presenteado com uma superlua. O fenômeno ocorre quando o satélite terrestre terá uma aparência maior e mais brilhante.

Superlua ocorre quando a Lua atinge o seu perigeu, momento em que ele se encontra no local mais próximo da Terra. A distância entre a lua e a Terra costuma variar de 405 mil quilômetros a 363 mil quilômetros.

Segundo a Nasa, a Lua ficará neste ponto por três dias e poderá ser observada por onde passar.

A superlua tem um tamanho aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal.

Para 2020, as quatro luas cheias de fevereiro podem ser consideradas superluas e nos próximos quatro meses pode acontecer o mesmo, com a Lua 0,1% mais próxima do que no mês anterior.

A Nasa aponta que mesmo olhando a lua em um céu limpo e sem outras luzes ao redor, a diferença é quase nula. Mas outras características apontam que a lua está no período de perigeu, como a subida das marés devido à gravidade do satélite terrestre, que tem efeito sobre o mar.

O termo científico foi cunhado pela primeira vez em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Para ele, sempre que a Lua estiver a pelo menos 363 mil quilômetros da Terra pode ser considerada uma “Superlua”.

Por Portal R7

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.