Header Ads



Em Arapiraca/AL, caso suspeito de infecção por coronavírus é investigado

Imagem reprodução Google
O município de Arapiraca registra o primeiro caso suspeito de infecção por coronavírus. A informação foi confirmada pela superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Arapiraca.

O paciente, que viajou recentemente para os Estados Unidos, apresentou sintomas leves semelhantes aos da Covid-19, doença causada pelo vírus. Ele e as pessoas com quem teve contato direto estão em quarentena domiciliar, sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

O paciente já foi submetida aos exames necessários para confirmar ou não a infecção e o Município aguarda o resultado, que deve sair em breve. Os exames foram realizados na casa do paciente, por técnicos capacitados do Laboratório Municipal de Arapiraca, e as amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen), em Maceió.

Sintomas da Covid-19:

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

Precauções:

Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa enquanto estiver doente;

Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.

A Prefeitura de Arapiraca publicou um fluxo padrão de atendimentos para este primeiro momento. O material pode ser conferido, clicando aqui.

PorAssessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.