Antiga Hidrelétrica de Angiquinho em Delmiro Gouveia completa 107 anos neste domingo, 26

Imagem arquivo Adalberto Gomes
Um dos patrimônios histórico e cultural do município de Delmriro Gouveia, sertão de Alagoas, a Usina Hidrelétrica de Angiquinho completa 107 anos neste domingo, 26. A primeira usina do nordeste foi construída no século XIX, pelo empresário cearense, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. 

A usina hidrelétrica localizada na margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso tiveram suas  obras  iniciadas-se  no ano de  1911, dois anos depois em 1913 foram concluídas. Ela foi inaugurada em 26 de janeiro de 1913.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia  construiu a hidrelétrica para fornecer energia elétrica para a indústria têxtil chamada de Companhia Agro Fabril Mercantil. Além da fábrica, abastecia também  o povoado da Pedra, hoje cidade de Delmiro Gouveia, distante aproximadamente 24 km da hidrelétrica. Angiquinho, na época da sua construção tornou-se um marco, sendo uma fonte de desenvolvimento econômico  local e a nível de Nordeste, com a geração de empregos para moradores da região.

Com a desativação nos anos de 1960, a área história da hidrelétrica de Angiquinho, tornou-se com o tempo um complexo turístico no Sertão alagoano. Em 2006, a hidrelétrica foi tombada pelo governador do Estado de Alagoas, Luis Abílio de Sousa Neto, em 30 de novembro, através do processo nº 2600-082/2001, Angiquinho tornou-se um Sítio Arqueológico e Histórico, sendo um Patrimônio Histórico Cultural de Alagoas.

Atualmente o Sítio Arqueológico e Histórico de Angiquinho é administrado pela CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), porém encontra-se abandonado.

 Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.