Mutirão de triagem para identificação de pacientes com “Pé Torto” beneficia Agreste e Sertão de Alagoas

Mutirão do pé torto vai ocorrer no dia 8 de junho em Arapiraca
Mutirão do pé torto vai ocorrer no dia 8 de junho em Arapiraca Foto: Olival Santos Texto de Mônica Lima
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza no dia 8 de junho, mais um mutirão de triagem para identificação de pacientes com “Pé Torto”, voltado para crianças e adolescentes entre 0 a 14 anos, que residem nos 46 municípios do Agreste e Sertão. A ação vai acontecer das 8h às 15h, no Centro de Referência Integrado (Cria), localizado na rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges, em Arapiraca.

O mutirão tem como finalidade assegurar o acesso dos pacientes da II Macrorregião de Saúde à assistência médica especializada, visando corrigir o problema ortopédico. Ao todo, conforme a gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Vera Mitomari, devem ser beneficiadas entre 150 a 200 crianças e adolescentes.

“Os municípios da II Macrorregião de Saúde que identificarem pessoas nessa faixa etária, deverão encaminhá-las para o mutirão. Durante a ação, o médico responsável fará a avaliação e definirá se o paciente deverá passar por um procedimento cirúrgico ou o tratamento conservador”, ressaltou a gerente de Ações Estratégicas da Sesau.

De acordo com Vera Mitomari, após o resultado da triagem, a Gerência de Ações Estratégicas fará o agendamento para que o paciente inicie o tratamento. Ele poderá ser cirúrgico ou o conservador, com o Método Ponsetti, que não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, mas, incentivado por meio do Programa Mais Saúde, da Sesau, que prevê até oito trocas de gesso por paciente, sendo uma por semana.

Além de Arapiraca, os municípios que integram a II Macrorregião de Saúde são Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho D’Água Grande e São Sebastião.

Também integram a II Macrorregião de Saúde os municípios de Taquarana, Traipu, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios, Tanque D’Arca, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.