Promotorias de Justiça de Pão de Açúcar e Piranhas são revitalizadas

Imagem Assessoria
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) entregou, nesta quinta-feira (21), mais duas sedes de promotorias de justiça totalmente revitalizadas, após passarem por grandes obras e um processo de reaparelhamento. Esse trabalho de modernização ocorreu nos prédios dos municípios Piranhas e Pão de Açúcar, ambos no sertão de Alagoas. E segundo o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, novas reinaugurações vão acontecer logo após o carnaval.

As reformas dos dois imóveis, realizadas com um investimento próprio do Ministério Público, na ordem de R$ 173 mil, envolveram troca do forro de gesso, mudança de piso, pavimentação da calçada, renovação da cobertura, impermeabilização, colocação de divisórias internas, pintura, revestimento de cerâmica, acessibilidade e implantação de um novo sistema de refrigeração. Além de equipamentos de informática e rampas de acessibilidade.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, disse que os investimentos realizados significam a oportunidade de dar mais conforto e comidade à população que precisa do Ministério Público. “A entrega desses prédios tem um simbolismo muito grande, já que as obras de revitalização foram feitas pensando na população. Não há, no Ministério Público, partidos políticos, tampouco obedecemos a qualquer poderoso. No portão desta promotoria, pouco importa se chegar alguém de paletó ou de pé descalço, rico ou pobre. Todos são iguais porque somos uma instituição baseada na constituição da República. E quem resolver entrar no nosso prédio, encontrará sempre um promotor com a obrigação de servi-lo e ser resolutivo”, declarou o chefe do MPE/AL.

O corregedor-geral do Ministério Público, procurador de justiça Geraldo Magela, ressaltou que a revitalização das sedes das promotorias é uma mostra de que a instituição tem se tornado ainda mais resolutiva, em busca, cada vez mais, de defender proativamente os direitos do cidadão. “Este é um Ministério Público altivo e ativo que já está preparado para encarar esse novo Brasil que se desenha. E é com muito orgulho que o comando da instituição entrega essa casa toda reformada, que está pronta para lutar pelo estado de direito e pela democracia perene”, afirmou Magela.

Quem também prestigiou as inaugurações foi o procurador de justiça Antônio Arecippo. “Meu avô foi juiz de direito na comarca de Pão de Açúcar, então, o sertão sempre esteve presente na minha família. E ver o Ministério Público, que é a minha instituição, entregar uma sede tão bonita, reformada e toda equipada a um promotor de justiça, é motivo de grande alegria. Que a revitalização chegue a todos os nossos prédios”, disse ele.

Pão de Açúcar

A primeira reinauguração do dia aconteceu na Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar, e contou com a benção do padre Thiago Henrique Soares. Além disso, na solenidade, aconteceram apresentações culturais de makulelê, capoeira e da banda fanfarra da cidade, que foram realizadas por crianças e adolescentes do projeto Simase, idealizado pela promotora de justiça do município, Martha Bueno.

A modernização da sede vai permitir à Martha Bueno, além da chance de poder desenvolver melhor as suas atividades, que o cidadão seja atendido num espaço maior e mais confortável. “Este é um momento de imensa felicidade e de agradecimento por esta conquista. Hoje o prédio da nossa promotoria de justiça está sendo entregue totalmente transformado e nos dará, sem dúvida alguma, uma condição bem melhor de trabalho, sem falar na comodidade que vamos oferecer ao povo de Pão de Açúcar. Portanto, nesta oportunidade, gostaria de agradecer ao procurador-geral, Alfredo Gaspar, que foi sensível ao olhar para o sertanejo e entregar a ele uma sede do MP que possa representar o real sentindo da palavra acolhimento”, declarou.

Piranhas

Já no final da tarde, houve a entrega do prédio revitalizado do município de Piranhas, que tem a atuação do promotor de justiça Alex Almeida Silva. Ele destacou os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Ministério Público e falou sobre a importância de sedes modernizadas para o desenvolvimento do papel da instituição: “O Ministério Público possui vários projetos que marcam sua resolutividade e presença no cotidiano da população. Por muitas vezes somos procurados por assuntos que não é da competência formal da instituição e serviços como mediadores. A revitalização das sedes das promotorias é um passo a mais nessa direção”, disse.

Além de membros do Ministério Público, ambas as solenidades também foram prestigiadas por autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação Nacional de Advocacia Criminal em Alagoas (Anacrim), das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, das Guardas Municipais e da Igreja Católica, além de populares.


Por Ascom MPE/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.