Piranhas será o primeiro município de AL com acesso universal à água na área rural

Universalização do acesso à água é um marco no Nordeste
Universalização do acesso à água é um marco no Nordeste Ronaldo Lima
A cidade de Piranhas, localizada no Alto Sertão alagoano, será o primeiro município do estado a ter o acesso à água universalizado por meio de 500 cisternas de tecnologia de 1ª água para famílias da zona rural. A universalização é um marco no Nordeste, alcançado pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). As cisternas serão entregues no mês de dezembro.

Com o Programa Cisternas, mantido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar e executado pelo Instituto Terra, Piranhas passará a ter 100% das comunidades rurais abastecidos por cisternas de 1ª água – para consumo, sendo o primeiro município do Semiárido alagoano a conquistar esse marco histórico.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) durante encontro do secretário da pasta, Henrique Soares, com a prefeita de Piranhas, Maristela Sena, o presidente do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho, o secretário municipal da Agricultura, Tony Nunes e o superintendente da Seagri, Luciano Barros.

O programa passará a beneficiar diretamente 500 famílias das comunidades rurais com cisternas com capacidade para 16 mil litros de água, que é usada para as necessidades mais básicas, como a dessedentação e alimentação.

O secretário de Estado da Agricultura, Henrique Soares, destacou que os recursos para a continuação do programa já estão garantidos e que até o dia 15 de dezembro o município de Piranhas terá a universalização do acesso á água com a conclusão das obras das cisternas. “Trata-se de um grande feito para Alagoas e de grande relevância social para as famílias que vivem no Semiárido”.

Maristela Sena, prefeita de Piranhas, destaca a iniciativa do Governo de Alagoas em atender à grande demanda de famílias das comunidades rurais, com o acesso à água e mais um instrumento para o armazenamento dela. “Cadastramos todas as famílias que terão direito às cisternas e vamos melhorar a qualidade de vida de todos”, disse.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.