Doador de medula óssea de Pão de Açúcar é compatível com paciente dos Estados Unidos

Miguel de Oliveira é o 16º doador compatível cadastrado no Hemocentro de Arapiraca/Imagem Reprodução/ TV Gazeta
Um doador de médula óssea cadastrado no Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) é compatível com um paciente dos Estados Unidos. O morador do município de Pão de Açúcar, sertão de Alagoas,  Miguel Oliveira de 34 anos, vai poder salvar uma vida fora do Brasil.

Parece pouco, mas o número é digno de comemoração. É que para a realização de um transplante de medula óssea, é necessário que haja total compatibilidade entre o doador e o recebedor da medula.

"A logística da medula óssea é diferente da doação de sague, ou seja, pra dar certo para alguém é um em 100 mil. É o caso de Miguel, que foi compatível com receptor fora do Brasil, nos Estados Unidos", explicou a assistente social do Hemoar, Ruth Neide.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), oito alagoanos já doaram medula óssea e 12 esperam por um doador compatível para fazer o transplante.

A assistente social Edineide Bidart explica que doação medula óssea não tem relação com coluna vertebral.

"Existe um mito que as pessoas têm, aquele medo de vir doar por conta de achar que é a coluna vertebral. Então a gente trabalha em cima dessa divulgação, dessa sensibilização, mostrando realmente que não tem nada a ver a coluna vertebral com a questão da médula óssea. Isso tem sido um foco muito importante para o resultado que a gente está tendo. Uma demanda, assim, além das expectativas", disse Edineide.

Por Rotadosertao.com / Com informações de Henrique Dias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.