Inhapi sedia seminário local de sensibilização das comunidades para causa ambiental e cuidados hídricos

Representantes de Inhapi-AL nos “Nós da Rede” Renascendo. Foto: André Souza.
No dia 19 de abril o município de Inhapi, localizado no sertão alagoano, será sede do seminário local de sensibilização para as causas ambientais e cuidados hídricos. A ação é uma das etapas do Projeto Renascendo, que visa a construção de conhecimentos e práticas para melhoria da convivência com o semiárido e é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras.

O evento reúne as comunidades de Inhapi, Canapi e Mata Grande, três das localidades que estão sendo trabalhadas pelo projeto, que totalizam seis e somam ainda Tacaratu, Pariconha e Água Branca. Esses últimos terão o seminário realizado no dia 25 de abril em Tacaratu, Pernambuco.

Em Inhapi, o seminário acontece no Clube 20V, a partir das 9h, e pretende analisar, de forma mais detalhada, a realidade de cada um dos municípios. Esta atividade mais dirigida tem como foco formar o grupo de educação ambiental denominado “Nós da Rede“, que se articula à Rede Renascendo, uma espécie de teia com levantamento de problemas, sugestões e soluções para a recuperação de nascentes e outras questões ambientais nas comunidades.

Fonte do Ivan no município de Mata Grande-AL. Foto: André Souza.
A Assessora de Educação Ambiental do Instituto Palmas, Ana Cristina Accioly, explica que por meio do grupo local é possível realizar a cartografia social, onde a comunidade mapeia e registra as nascentes existentes no município para a equipe do Projeto Renascendo visitar e averiguar se possui os critérios técnicos. “A participação plena das comunidades é de extrema importância porque são estas pessoas que conhecem a realidade local e podem revelar as possíveis nascentes a serem recuperadas. Elas demonstram as suas necessidades e o Instituto Palmas realiza a análise técnica, em interação com o conhecimento, a opinião e prioridade dessas pessoas, tornando-as agentes diretas, fazendo os Nós da Rede”, enfatiza.

Seminário de Sensibilização. Foto: André Souza.
Ana ressalta que durante o seminário serão mapeadas as escolas próximas às nascentes a serem recuperadas para que os estudantes e a comunidade escolar participem dos projetos pedagógicos de educação ambiental. “Por meio dos projetos pedagógicos de educação ambiental com os estudantes, profissionais e pessoas que pertencem às escolas da comunidade é possível envolver os atores estratégicos para trazer novos valores e práticas mais sustentáveis nas comunidades”, explica.

A educadora enfatiza que a rede local permite ainda que o Projeto Renascendo monitore as fontes de água que foram revitalizadas a partir das ações do Projeto Renas-Ser, executado em 2016 com o apoio do Instituto Palmas, que chegou a recuperar 55 nascentes. “Essas 55 nascentes recuperadas no Projeto Renas-Ser estão sendo monitoradas por meio de visitas locais do Renascendo para termos um diagnóstico preciso e assim levantar as ações para que, aquelas que possuem boas condições, continuem a ofertar água para a comunidade e aquelas que não estão, que possamos identificar e verificar a sua potencialidade de ser novamente revitalizada ou cuidada”, pontua Ana.
Município de Mata Grande-AL. Foto: André Souza.
O Projeto Renascendo tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu.

O Instituto Palmas é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002, cuja missão é a promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos valores universais; promoção da cultura, defesa e preservação do patrimônio histórico e artístico; defesa e preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; promoção dos direitos estabelecidos e construção de novos direitos.

 Serviço:

Seminário Local de Sensibilização – Inhapi , Alagoas

Local: Clube 20V
Data: 19 de abril de 2018
Hora: 9h às 15h

 Contatos Instituto Palmas:

Ana Cristina Accioly - Assessora de Educação Ambiental

(82) 98879-4542

Ionaldo Galvão - Coordenador Administrativo

(82)  98822-7770

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.