Em Inhapi, obra do sistema de abastecimento avança e gera empregos no município e região

   
Filtros de água já foram instalados no canteiro onde está sendo erguida a ETA de Inhapi (Fotos: Diego Barros)
As obras de implantação do sistema de abastecimento de Inhapi estão avançadas, segundo constatou o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, em visita ao canteiro, na tarde de quarta-feira (25). A previsão de conclusão do empreendimento é no final de junho, a partir de quando a cidade receberá água tratada retirada diretamente do Canal do Sertão.

Com isso, Inhapi não mais fará parte do Sistema Coletivo do Sertão, e, dessa forma, a água restante desse sistema será direcionada para reforçar o abastecimento de Canapi e Mata Grande.

“Com esse sistema individual, vamos poder ofertar até 136 metros cúbicos de água por hora para Inhapi. Isso vai corrigir definitivamente a deficiência de abastecimento da cidade”, salientou Clécio Falcão.
 
O sistema de abastecimento individual de Inhapi será composto por captação realizada com bombas-anfíbias, que serão instaladas no Canal do Sertão, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do tipo compacta, que realizará filtração e cloração, e uma nova adutora, com 12,8 quilômetros de extensão. O investimento de cerca de R$ 6,5 milhões é oriundo de recursos próprios da Casal e do Governo do Estado.

A ETA está sendo erguida ao lado do Canal. Já a nova adutora, que tem diâmetro de 200mm, vai levar a água tratada dessa estação até um reservatório que fica no entorno da cidade. Até agora, cerca de 6 mil metros dessa rede já foram implantados.
 
De acordo com o empreiteiro Cristiano Cintra, da empresa AC2 Engenharia, cerca de 20 operários da própria região trabalham nas obras, tanto na ETA quanto na instalação da adutora. As bombas da captação e da estação elevatória já se encontram no canteiro de obras. Com esse sistema individual, espera-se atender a toda a população da zona urbana e alguns povoados da zona rural de Inhapi.
 
 Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.