Há dois anos, Fábrica da Pedra tinha a energia cortada pela Eletrobras

Guarita da Fábrica da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes
Há exatos dois anos, a histórica Fábrica da Pedra, com mais de 103 anos de existência, teve a energia da empresa suspensa pela Eletrobras em Delmiro Gouveia, após o  não quitamento de um débito de R$ 1.265.000,00. A suspensão ocorreu em 28 de março de 2016, na época a Fabrica da Pedra, enfrentava sérios  problemas financeiros causados pelos efeitos da crise econômica  que assolava o Brasil.

Devido ao debito, a situação da Fabrica da Pedra se agravou, com isso a direção da empresa resolveu paralisar  suas atividades temporariamente, e cerca de 575 funcionários tiveram férias coletivas no mês de abril de 2016. Passados nove meses com suas atividades paralisadas, a direção da empresa  não conseguiu quitar o débito, dessa forma, resolveu demitir cerca de 125 funcionários em dezembro de 2016. A Fábrica da Pedra tinha um quadro de 575 funcionários, com as demissões foi reduzido para 450.

Em janeiro de 2017, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Delmiro, João do Sindicato, após reuniões com diretos do Grupo Carlos Lyra, através de uma nota anunciou a demissão de todos os funcionários da Fábrica da Pedra, decretando assim o fechamento definitivo da empresa.

Com essa notícia,  funcionários, ex-funcionários, empresários, comerciantes e a população em geral realizaram protestos pelas ruas de Delmiro Gouveia, cobrando das autoridades soluções urgentes  pelo  não fechamento da Fábrica da Pedra, porém, não houve empenho por parte dos  responsáveis em tentar solucionar os problemas e a empresa acabou encerrando  suas atividades.

História
   
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, fundador da Fábrica da Pedra/ imagem arquivo Adalberto Gomes
A Fábrica da Pedra S/A Fiação e Tecelagem foi fundada no dia 5 de junho de 1914 pelo industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e adquirida pelo Grupo Carlos Lyra em 1992. O Grupo Carlos Lyra apostou e investiu na aquisição de modernos equipamentos de última geração para a fiação “open-end” e os teares de pinça e a jato de ar, para a tecelagem, dessa forma, contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do sertão de Alagoas, do nordeste  e do Brasil.

Esse ano a centenária  Fábrica da Pedra vai completar 104 anos de existência com as portas fechadas.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.