Em Gararu/SE, peixes estão sendo envenenados no Rio São Francisco, diz presidente da Associação de Pescadores


Imagem google
Estamos próximos a quaresma, período onde o consumo de peixes aumenta, já que muitos fiéis deixam de comer carne, principalmente a carne vermelha. Com isso, o peixe passa a ser o prato principal em muitas casas. Mais é bom ficar atento pois assim como o consumo cresce, os índices de pesca predatória também aumenta e muitos possíveis pescadores colocam veneno misturado com arroz no intuito de envenenar e capturar o máximo possível de peixes. Segundo informações, alguns casos estão sendo registrados nas proximidades do Povoado Jenipatuba no município de Gararu.

Preocupado com a situação, o presidente da Colônia de Pescadores Z – 18 do município acima citado divulgou um áudio nas redes sociais, onde denunciava e ao mesmo tempo desabafava. De acordo com o presidente, por diversas vezes ele já procurou os órgãos ambientais e os mesmos até então não controlaram a situação.

Em conversa com o ativista e então coordenador do projeto voluntário Velho Chico Ativo, o jovem Ygo Almeida, obtivemos a informação que nas imediações do Povoado Ilha do Ouro, em Porto da Folha, alguns ribeirinhos já presenciaram peixes da espécie ‘Piau’ flutuando nas águas do Rio São Francisco com indícios de envenenamento. “A pesca predatória, em especial o envenenamento, afeta todo o meio ambiente, inclusive trazendo complicações diretas ao homem. Isto é uma ação criminosa e os responsáveis terão que ser punidos e o caso encaminhado ao Ministério Público“, finalizou o jovem.

Após a divulgação da matéria, a assessoria de comunicação da Adema entrou em contato com a nossa equipe de reportagem para falar sobre o caso. Segue abaixo a nota enviada pela assessoria da Adema:
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informa que, até o presente momento, não havia recebido nenhuma denúncia envolvendo suposto envenenamento de peixes num dos trechos do Rio São Francisco, na região do povoado Jenipatuba, localizado no município de Gararu.

A Adema informa, também, que o fato será devidamente apurado, de acordo com as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelo órgão.

No mais, a Adema solicita o apoio da população, disponibilizando o Disque Denúncia Ambiental, através do (79) 3198-7151. A denúncia pode ser feita anônima, de segunda à sexta-feira, das 07h às 13h.

Por Pingou Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.