Mensagem da Secretaria de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, ao dia da Árvore, 21 de setembro

Imagem google
Chegando o dia da Arvore, é o momento que lembramos dos seus benefícios, mas, quais são estes benefícios e o seu valor?

Em todo o planeta é essencial o papel das árvores, a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o ideal para as nossas cidades é ter em média 15m² por habitante, nisso garantiremos qualidade de vida sustentável nas cidades.

As plantas, podem gerar benefícios: melhoria da qualidade do ar, diminuição da temperatura, sombra, aumento na precipitação, estabilidade do solo, aumento da diversidade de amimais em especial pássaros, controle dos ventos, melhoria estética do local, e muitas outras que todos nós podemos destacar. Diante tantas qualidades o desafio é identificar o valor de uma árvore.

A conta simples, uma árvore adulta: coloque as qualidades, o turno diária de trabalho, a dificuldade e a importância. Pelas as atribuições feitas as arvores tem uma rotina hora tão intensa e diversificada, igual a um profissional mais qualificado, além das responsabilidades de suas ações, nisso estou a colocando no patamar mais alto do trabalho profissional. Olhando a sua carga horária diária vi que as árvores são profissionais com dedicação exclusiva, trabalham 24 horas por dia, outro ponto é que até nos domingos e feriados, e tem mais nunca tiram férias. É um trabalho muito complexo, nada pode substituir o seu serviço é um trabalho único e de dificuldade máxima, além de ter os riscos, a salubridade. Bem, como disse as árvores são os poucos organismos que podem executar o serviço, que se é chamado de Serviço Ambiental, é de extrema importância para o bem estar de todo planeta, é esta a importância do trabalho das árvores. E ainda faltam alguns outros benefícios do trabalhador: férias, 13° salário, vale alimentação...

Avaliando o valor de nossas arvores, vimos a importância delas é tanta que nem imaginamos. Todos somos importantes, únicos e dependentes uns dos outros. As árvores tem o mesmo valor, igual ao nosso e a qualquer outro organismo do planeta. 

Viva as Arvores, neste 21 de setembro e todos os dias.

Desejo da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia de Delmiro Gouveia!

Haroldo Oséias de Almeida - Ambientalista

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.