Piranhas/AL poderá ter a 32ª zona eleitoral extinta, segundo o TRE/AL

Fórum Eleitoral de Piranhas/ imagem Adalberto Gomes
De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o desembargador José Carlos Malta Marques, o município de Piranhas, sertão de Alagoas, poderá ter a 32ª zona eleitoral extinta, após  o rezoneamento das 50 Zonas Eleitorais do interior de Alagoas. O anúncio foi feito  durante uma  reunião com prefeitos alagoanos na sede da  AMA (Associação dos Municípios Alagoanos)  na última segunda-feira (10).

A 32ª zona eleitoral em Piranhas também abrange o município de Olho D'Água do Casado, sendo que  Piranhas possui cerca de  17.254 eleitores, e  Olho D'Água do Casado possui cerca de  6.799 eleitores, dados esses da última eleição de 2016 divulgado pelo TSE. Os municípios juntos somam cerca de  24.053 eleitores.

Segundo o desembargador, José Carlos Malta Marques, foi feito  um estudo que deve extinguir 13 zonas eleitorais do interior e irá ser  apresentado  ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  no mês de  agosto. Ainda segundo o estudo,  com o rezoneamento, as eleições em Alagoas acontecerão com menos 13 juízes e 13 promotores e teria uma   economia com a redução das zonas eleitorais, conforme cálculos do TRE, em  torno de R$ 160 mensais com   os eleitores e servidores das Zonas Eleitorais e por ano chegaria aos R$ 1,9 milhão. Ainda segundo o desembragador, enviará uma  sugestão pessoal de que não haja esse remanejamento em Alagoas, já que a economia é insignificante em face dos prejuízos para a população. 

O Tribunal Regional  Eleitoral de Alagoas (TRE) terá pouco mais de um mês para encaminhar o estudo sobre o rezoneamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Extinção e remanejamento de Zonas Eleitorais

Como a proposta para o rezoneamento das 50 Zonas Eleitorais do interior que devem ser reduzidas para 37 e o remanejamento das sedes de Zonas, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 23.520, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o processo de rezoneamento em Alagoas,  além da 32ª em Piranhas,  deverão ser extintas  também a 4ª Zona, sediada em Anadia, a 23ª em Capela, a 24ª em Colônia Leopoldina, a 25ª em Maragogi, a 30ª em Igreja Nova, a, a 35ª em Junqueiro, a 36ª em Limoeiro de Anadia, a 38ª em Piaçabuçu, a 41ª em Santa Luzia do Norte, a 42ª em Olho D’Água das Flores, a 43ª em Maribondo e a 52ª zona eleitoral, situada no município de Matriz de Camaragibe.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias com TRE/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.