Em Delmiro Gouveia, novo diretor do Hospital Regional Antenor Serpa, quer unidade de saúde referência em humanização
Ygo Costa, que assumiu a direção há pouco
mais de um mês, implantou o núcleo de humanização objetivando a melhoria do
atendimento aos pacientes e familiares. Outros benefícios também foram
realizados, como a aquisição de uma ambulância.
Ao longo de uma trajetória de 48 anos, o
Hospital Regional Antenor Serpa, localizado em Delmiro Gouveia,
tem uma grande história com o Alto Sertão. A unidade de saúde, que atende
milhares de pessoas da região, já passou por diversas fases durante esses anos
e agora dá um grande passo em busca de ser uma referência no atendimento ao
paciente e familiares.
A nova meta tem sido o foco principal do
supervisor hospitalar Ygo Costa, que assumiu a direção há pouco mais de um mês.
Para alcançar seu objetivo, uma das primeiras providências foi a implantação do
Núcleo de Humanização, composto por enfermeiras, técnicos de enfermagem,
assistente social e colaboradores, que tem como alvo o acolhimento daqueles que
precisam dos serviços da unidade.
“Dentre as muitas coisas que tenho lutado
para implantar no Hospital Antenor Serpa a humanização é, sem dúvidas, um dos
pontos que mais faço questão. O bom atendimento ao paciente e à família é
primordial e não estamos medindo esforços para que isso seja concretizado da
forma mais ampla possível”, explica Ygo.
Ele enfatiza que sem um bom atendimento
nada mais funciona corretamente, uma vez que as pessoas que ali chegam já estão
debilitadas fisicamente e emocionalmente. “Além de todo apoio ao paciente,
atendemos às solicitações das famílias também. Hoje, a depender do tipo de
cirurgia, o paciente pode passar a noite com um acompanhante, o que antes não
era possível”, explica, acrescentando que implantou ainda um sistema de
informação para os familiares e responsáveis pelo paciente que se encontra no
centro cirúrgico – a cada meia hora as famílias são atualizadas sobre o estado
do paciente por uma assistente social. “Isso diminuiu a aflição de quem está na
espera por alguém que está fazendo alguma cirurgia”.
Para ter o retorno de que o papel do núcleo
está sendo cumprido da melhor forma, Ygo faz questão de visitar todos os
pacientes internados diariamente. “Não sou médico, mas passo todos os dias em
cada um dos 44 leitos do hospital, conversando com as pessoas e procurando
saber como podemos melhorar. Essas visitas são o meu termômetro de como anda o
atendimento”, disse. O diretor ressalta ainda que esse estreitamento com os
pacientes tem permitido um diagnóstico amplo, uma vez que muitos deles têm
receio de falar com o médico sobre alguns sintomas. “Após as visitas e ao
detectar que algum sintoma não foi passado para o médico, faço contato com o
plantonista para que possa averiguar o quadro”.
Estrutura
Além da melhoria no atendimento, o diretor
tem buscado ainda a retomada de alguns exames, como o eletrocardiograma, que
agora já está disponibilizado para o atendimento. Outra prática é a
fiscalização permanente do abastecimento da farmácia, para que não haja a falta
de medicamentos, bem como a higienização dos setores, que possui rigoroso
controle para reduzir ao mínimo o risco de infecções. Ygo explica que os avanços
só são possíveis graças ao empenho do governador Renan Filho, que tem atendido
todas as solicitações que são repassadas. Uma das últimas requisições foi uma
ambulância entregue no dia 18 de julho.
“O governador Renan Filho, por meio da
Secretaria de Estado da Saúde, tem atendido todas as nossas solicitações,
inclusive com a disponibilização de uma ambulância novinha para o atendimento
dos pacientes, bem como um veículo para a parte administrativa”, falou. Ele
enfatiza ainda que o Deputado Estadual
Ronaldo Medeiros também tem sido um grande parceiro no que se refere a
captação de recursos para a melhoria da unidade de saúde. “O apoio do Ronaldo
Medeiros tem sido de extrema importância, não só para o Hospital Antenor Serpa
como também para 10ª região da saúde, que abrange oito municípios”. O diretor
busca agora algumas melhorias na infraestrutura do prédio, como pintura e
ampliação.
Convencido de que as redes sociais são uma
importante ferramenta na comunicação com colaboradores e a comunidade, Costa
criou grupos de mensagens instantâneas com cada setor do hospital, além de
contas no Facebook e Instagram, com os endereços eletrônicos UMEAS Delmiro Gouveia e@hospitalantenorserpa,
respectivamente “Por meio dos grupos de mensagens podemos discutir diversos
pontos que vão desde o atendimento do paciente a problemas diários na unidade
de saúde. Já no Facebook e no Instagram podemos ter o retorno da comunidade
sobre o nosso atendimento”, explica.
As medidas tomadas pelo diretor dentro da
unidade de saúde já surtem efeitos para a população e para os colaboradores. A
técnica de enfermagem Luciara Alves Santos, que trabalha no Antenor Serpa há 32
anos, destacou as mudanças. “Trabalho aqui há 32 anos e posso dizer que foram
muitas as mudanças neste último mês com a nova administração, como a
humanização, a higiene do prédio, a organização na parte administrativa e o
bem-estar dos trabalhadores e pacientes. A equipe está de parabéns”, falou a
técnica.
“Minha
meta é fazer com que a população de Delmiro e região, ao procurar o Hospital
Antenor Serpa, seja sempre bem acolhida e possa receber um tratamento médico
adequado. Para que possamos ser referência na humanização estarei diariamente
observando tudo que acontece e ofertando sempre reciclagem e treinamentos para
os colaboradores”, finalizou Ygo. Atualmente o Hospital Antenor Serpa conta com
200 colaboradores e realiza cirurgias de hérnia, histerectomia, cesáreas, colecistectomia,
fimose apêndice e próstata.
Por Assessoria
Nenhum comentário