Header Ads

Escolas estaduais são premiadas em exposição científica em PE

Quatro escolas estaduais representaram Alagoas na edição 2017 da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação e tiveram atuação de muito destaque
Quatro escolas estaduais representaram Alagoas na edição 2017 da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação e tiveram atuação de muito destaque
 As quatro escolas estaduais que representaram Alagoas na edição 2017 da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti) em São Lourenço da Mata, Pernambuco, tiveram atuação destacada no evento. Na premiação realizada na noite de sexta-feira (30), os alagoanos conquistaram dez premiações e foram a delegação destaque da exposição.

As escolas estaduais Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca e Nossa Senhora da Conceição de Lagoa da Canoa, foram vencedoras nas categorias ciências da saúde e ciências agrárias com os projetos de pomada cicatrizante para lesões cutâneas em diabéticos e o efeito morfológico da deficiência de nutrientes no milho e mandioca.

As escolas Izaura Antônia de Lisboa e Nossa Senhora da Conceição conquistaram também segundo lugar com os projetos sobre larvicida feito à base de melão de são caetano e alecrim para o controle do mosquito  Aedes aegypti (Escola Izaura Antônia) e o uso da farinha de jenipapo no tratamento de anemia (Escola Nossa Senhora da Conceição). Outro segundo lugar foi conquistado pela Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas, na categoria ciências agrárias, com pesquisa sobre biofertilizante aeróbio de esterco de galinha no cultivo do coentro e cebolinha.

As escolas Izaura Antônia e Muniz Falcão obtiveram ainda terceiro lugar, respectivamente, nas categorias engenharia de alimentos e ciências exatas e da terra com trabalhos sobre produção de vinho à base de amora para fins medicinais (Escola Izaura Antônia) e avaliação do PH do solo no cultivo do milho (Escola Muniz Falcão).

Alagoas teve também quarto lugar com projetos sobre capacidade biadsorvente do xique-xique na remoção de compostos orgânicos (Escola Estadual Cônego José Bulhões, de Dois Riachos), a Síndrome de Burnout e a docência e o transtorno disfórico pré-menstrual em estudantes (ambos da Escola Nossa Senhora da Conceição).

Conquista 

Os professores orientadores dos projetos premiados falam com orgulho do resultado obtido pelos alunos e agradecem o apoio recebido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Alagoas vem se destacando na produção científica e esse resultado foi uma satisfação muito grande. Os professores, os alunos e todos que contribuíram para este resultado estão de parabéns”, afirma André Pereira, da Escola Cônego José Bulhões. “Esta conquista foi muito gratificante e temos a sensação de dever cumprido”, complementa Nadja Souza, da Escola Izaura Antônia de Lisboa.

As professoras Luciana Tener e Marinalva Pinheiro, ambas da Escola Nossa Senhora da Conceição, também destacam os benefícios trazidos ao se estimular a iniciação científica no âmbito escolar. “A pesquisa científica só traz bons frutos e estas premiações nos trazem muito orgulho”, diz Luciana. “Todas as quatro escolas possuem um trabalho intenso para aproximar o aluno da ciência. Este resultado e o apoio do Poder Público só engrandecem este trabalho, pois nossos jovens são o futuro de Alagoas”, ressalta Marinalva.

O professor Jenivaldo Lisboa, da Escola Muniz Falcão, diz que a feira foi uma experiência enriquecedora para os estudantes. “ A Expoceti é um verdadeiro encontro de conhecimento e que desperta a vocação científica da juventude. Termos tido uma participação tão boa neste evento nos anima ainda mais para conquistar outros alunos para a iniciação científica. Agradecemos ainda o apoio da Seduc neste processo que contribui bastante para o aprendizado nas escolas”, avalia o educador.

A feira 

Realizada pelo Colégio Anglo Parque com o apoio da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e da Associação Brasileira de incentivo à Tecnologia e Ciência (ABRITEC), a Expoceti contou com a exposição de mais de 90 projetos de Alagoas, do anfitrião Pernambuco e de estados como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Distrito Federal e Pará.

 Por Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.