Header Ads


Em Delmiro Gouveia, Escola José Correia Filho realiza Semana de Educação para Vida

Imagem assessoria
Na semana de 05/06 à 09/06/2017, os alunos da Educação Infantil ao 9° ano da EMEB José Correia Filho realizaram atividades internas e externas com o tema: Bioma Caatinga. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a preservar o bioma local, e suas riquezas, os alunos fizeram visitas externas para o conhecimento, valorização das plantas nativas, arborização na própria escola e passeatas incentivando a comunidade a fazer a coleta seletiva, e fazer reciclagem de seu próprio lixo.

As atividades foram realizadas da seguinte forma: 

No dia 05/06 foram confeccionados cartazes e faixas para serem utilizados na passeata. No período da tarde, os alunos realizaram uma pesquisa de campo na comunidade do Jardim Cordeiro, com o tema gerador: Resíduos Sólidos. Constatou-se a falta de conhecimento da população em relação o quanto a Caatinga sofre com a quantidade de lixo gerado e despejado na mesma. A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos de Progressão e do 6º ao 9° ano. 

No dia 06/06 foi trabalhado em sala de aula a produção de paródia e grito de guerra. No dia seguinte, 07/06 aconteceu a passeata na comunidade do Jardim Cordeiro com alunos, professores, coordenação e direção. Durante a caminhada, os alunos cantaram as paródias, executando gritos de guerra e conscientizando sob a importância de cuidar do Meio Ambiente e do nosso Bioma a Caatinga. 

Na quinta-feira, 08/06 os alunos fizeram uma trilha saindo da EMEB José Correia Filho com destino ao Assentamento. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer com maior propriedade a Vegetação Caatinga, os animais que lá sobrevivem e também foi observado o lixo que eles próprios produzem e jogam a céu aberto. Em alguns pontos observaram-se, também, queimadas. 

Finalizando a Semana, no dia 09 foi realizada a arborização no espaço interno da Escola, trabalho realizado pelos alunos, sob a coordenação da responsável da Horta Escolar, Maria Helena, e sob a observação das professoras, coordenadoras e diretora.
 
A realização desse trabalho se faz muito importante para construção de um sujeito crítico e reflexivo de suas práticas para com o meio ambiente e pode contribuir para sensibilizar os educandos sobre a conservação da biodiversidade da região bem como ampliar discussões sobre uma educação contextualizada para a convivência, como o Semiárido, e assim os alunos puderam associar a Caatinga como sendo um Bioma e que possui como características marcantes a paisagem com vegetação seca.

Obtivemos um excelente resultado, contando com o apoio de todos que fazem a comunidade escolar, como também a comunidade local. Através das atividades realizadas, a Escola deu início à proposta de ensino da PEADS, que tem como objetivo valorizar a educação no campo.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, Cuidando da Nossa Gente!

 



Por Ascom PMDG

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.