Prefeita Maristela participa de Seminário da CGU e reafirma compromisso com a Transparência Pública da gestão de Piranhas

Imagem assessoria
Nesta segunda-feira (06), a prefeita do município de Piranhas (AL) Maristela Sena Dias participou do Seminário ‘Transparência Pública’ promovido pela Controladoria Geral da União – CGU, realizado no auditório do Tribunal de Contas na capital Maceió.

Além de medidas de aperfeiçoamento da gestão, de prevenção e combate à corrupção, e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais, apresentadas por técnicos da CGU, o Ministro Torquato Jardim – através de um vídeo - destacou alguns pontos cruciais para uma gestão comprometida com a probidade:” Queremos mostrar o novo papel do Ministério da Transparência: de ser didático, parceiro, de ajudar antecipadamente e, assim, criar uma Administração Pública preventiva. É preciso que o gestor municipal se dê conta que não vale a pena correr riscos; que os modernos meios de acompanhamento de contas tornam muito difícil burlar a lei para obter alguma vantagem”.
Imagem assessoria
Imbuída desse sentimento, de pautar a gestão municipal na legalidade e na transparência, a prefeita Maristela reafirmou o compromisso de, mesmo com as dificuldades financeiras que o município de Piranhas atravessa, utilizará de todos os meios de divulgação possíveis para prestar contas à população. “Estamos trabalhando na construção de um site institucional que permitirá a sociedade acompanhar todos os gastos do nosso governo, iremos criar a Ouvidora do município para acatar as manifestações de reclamações, sugestões, denuncias, fornecendo retorno das demandas solicitadas, entre outros canais de interação com os nossos munícipes”, enfatizou a prefeita.

O presidente da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito Hugo Wanderley Caju, ressaltou que “transparência não é opção, é regra. Os prefeitos que assumiram em janeiro, mesmo com todas as dificuldades, estão buscando meios para cumprir o que manda a lei”, disse.

Durante o Seminário houve o lançamento do Painel Municípios (paineis.cgu.gov.br/municipios), um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, desde 2012, sobre os 5.561 municípios brasileiros. O objetivo é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.

Por  Ascom PMP, com AMA e CGU

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.