Header Ads

Campus do Sertão inicia diálogo e firma parceria com Prefeitura de Delmiro Gouveia para Mobilidade Urbana

Imagem assessoria
Na última terça-feira, dia 21 de fevereiro de 2017, a Direção do Campus do Sertão, representada pelos profs. Agnaldo dos Santos (Diretor Geral), Ivamilson Barbalho (Diretor Acadêmico) e a secretária executiva Marildes Ferreira, reuniu-se com o atual prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, e a Diretora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Infraestrutura e também discente do 8º Período no Curso de Engenharia Civil, Anne Elizabeth, para discutir a parceria em prol do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana e a reformulação do Plano Diretor do Município.

Na oportunidade, iniciou-se também o diálogo a favor do transporte coletivo para aos alunos, onde a Direção do Campus do Sertão informou que existem cerca de 900 alunos residentes no município de Delmiro Gouveia. O prefeito, por sua vez, informou que já havia firmado um compromisso de campanha no fornecimento do serviço de transporte para os alunos, e que este será mantido.

Estudos serão realizados para a determinação das demandas de modo a serem estabelecidas as rotas de transporte. Nova reunião está agendada para sexta-feira (24 de fevereiro de 2017), para que sejam apresentadas outras informações importantes relacionadas, além disto será formada uma comissão para nortear o planejamento das ações que serão desenvolvidas.

A equipe também esteve com o Secretário de Infraestrutura do Município, Pedro Evangelista de Souza, o secretário enfatizou a importância da Parceria entre a Universidade e a Prefeitura, para que os projetos de pesquisa possam ser compartilhados no município e que este conhecimento não fique limitado dentro da Universidade.

Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana do Município


O Plano Diretor é o principal instrumento orientador e normativo dos processos de transformação do município. O plano define a função social do município e seu funcionamento, possibilita que as cidades possam crescer de forma ordenada e sustentável, através da integração entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, além de garantir uma visão de futuro para o desenvolvimento do município nas próximas décadas.

De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Urbano do Município, o Plano Diretor de Delmiro Gouveia foi elaborado em 2006, na gestão do Prefeito Marcelo Lima. Tal plano deve ser revisado a cada 10 anos de acordo com a legislação federal (Estatuto das Cidades / Lei 10.257 de 10 de julho de 2001).  Para esta finalidade, será implantado um núcleo gestor, representando o Poder Público Municipal, em conjunto com Professores especialistas da Campus do Sertão da UFAL, contando ainda com a participação popular em todas as etapas de construção do novo Plano Diretor.  Realizado este procedimento o Plano será submetido à Câmara de Vereadores para que possa ser votado, uma vez que o Plano de 2006 não chegou a ser transformado em Lei Municipal.

Ainda diante deste contexto, a parceria firmada entre a Universidade e a Prefeitura de Delmiro Gouveia, trará como pioneiro o projeto referente a Pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana (instituído pela Lei 12.587 de 2012, conhecida como Lei de Mobilidade Urbana), onde será realizado um diagnóstico no município para que o plano possa ser criado e posto em execução. O Projeto é coordenado pelo professor e atual coordenador de estágio do curso de Engenharia Civil, David Dantas, que liderará a equipe de pesquisa na UFAL composta pelos professores Salvatore Verde, Francirley da Silva, Aline Nogueira e Victor Heuer. A próxima reunião com o prefeito e a equipe do projeto para os esclarecimentos necessários sobre o Plano de Mobilidade está marcada para o dia 15 de março de 2017.

Por Ascom Ufal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.