Em Piranhas, II encontro de Bandas Filarmônicas do Sertão Alagoano acontece neste sábado (28)

Imagem Adalberto Gomes
Neste sábado (28), será realizada na cidade de  Piranhas, o II encontro de Bandas Filarmônicas do Sertão Alagoano. O encontro será com as  Bandas Filarmônicas, Tenente Nicácio da cidade de Delmiro Gouveia,  Filarmônica Santa Cecília da cidade de Água Branca e a Filarmônica Mestre Elísio da cidade de Piranhas.

As apresentações irão acontecer em alusão as comemorações da festa da padroeira Nossa Senhora da Sauúe em Piranhas. O encontro das bandas será realizado a partir  das 21h30min, logo após a missa, na Esplanada do Recinto  no  Centro Histórico de Piranhas.

Com um  repertório musical diversificado, as apresentações terão  músicas da MPB e regional, além  de  peças tradicionais.

O Encontro de Bandas do sertão alagoano teve sua primeira realização na cidade de Delmiro Gouveia, em outubro de 2015. O evento foi idealizado pelo Maestro Bacalhau, e  terá a segunda edição este ano na cidade de Piranhas.

Conheça o  histórico das Bandas Filarmônicas:

Filarmônica Santa Cecília (1922)

Maestro: Valério Amaral

Composição: 32 músicos

Hoje com 94 anos de existência, a Filarmônica Santa Cecília foi fundada em 22 de novembro de 1922 na cidade de Água Branca. Seus maestros fundadores foram: José Emiliano Vieira Sandes, Manoel Dias e Alexandre Torres. Posteriormente, atuaram os maestros José Caixeiro, Miguel Baião, José Marques Correia (o Zé Gonzaga), José Francisco Silva (mestre Zequinha), Expedito Aguiar e Walmir Fonseca de Souza. Atualmente composta por 32 músicos, tem como maestro o senhor Valério Amaral.

Filarmônica Mestre Elísio (1989)

Maestro: Willamy Franciel

Composição: 37 músicos


Em fevereiro de 1989 foi criada a Escola de Música Mestre Elísio. Seu nome é uma homenagem ao maestro pernambucano Elísio José de Souza (*1911+1978) que teve atuação marcante na cidade de Piranhas entre os anos de 1950 e 1960.

Mestre Bubu (Afrânio Menezes Silva), pão-de-açucarense discípulo do grande mestre Nozinho (Manoel Vitorino Filho -*1895+1960) foi o encarregado de capacitar os alunos e reunir veteranos solidários para estrear a banda no dia 7 de setembro de 1989. Com o falecimento de Bubu, em dezembro de 1991, mais um ex-aluno do grande mestre sertanejo assumiu a banda piranhense: o subtenente reformado da polícia militar de Sergipe Cícero Francisco de Brito (maestro Cafau — *1938+2009). Entre os anos de 1997 e 1998, a Banda de Música Mestre Elísio foi comandada por outro músico pão-de-açucarense: mestre Damião Ferreira Lima. Após mais um período com o maestro Cafau, em 2009 a banda passa a se chamar Filarmônica Mestre Elísio e é dirigida pelo maestro Cícero Campos (*1973), filho de Cafau. Desde dezembro de 2013 é regida pelo maestro Willamy Franciel "Leléo" (*1988), prata da casa, alçado das fileiras.

Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza (2012)

Maestro: Ednaldo Alves do Nascimento (Bacalhau)

Composição: 35 músicos

Os trabalhos de banda de música em Delmiro Gouveia tiveram início com o pioneiro Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no ano de 1915, onde ele criou a banda de música da Cia. Agro Fabril Mercantil. Nesse período, a banda teve como maestros: João Ribeiro, mestre Elísio de Souza, Expedito e o tenente José Nicácio de Souza (ex-regente da polícia militar de Alagoas) que desenvolveu um excelente trabalho em Delmiro Gouveia – tanto que a banda de música hoje leva o seu nome. Infelizmente, passou um tempo desativada e voltou a atuar em meados dos anos 2000 sob a regência do eterno e saudoso Walmir Fonseca de Souza que teve como sucessor Ednaldo Alves do Nascimento (maestro Bacalhau); este começou sua gestão em 17 de setembro de 2012 até os dias atuais.

Por Redação  Blog Adalberto Gomes Noticias com assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.