Jovem eleito prefeito de Canapi gerenciará mais de 48 milhões de reais em seu primeiro ano de governo

Crédito: Montagem/CA
Esta é a previsão orçamentária para 2017 enviada pelo Poder Executivo nesta terça-feira (06). Já a Câmara Municipal de Vereadores, disporá de um duodécimo de 1.389.142,07.

A partir de 1º de Janeiro do próximo ano, o prefeito eleito Vinícius Mariano terá a disposição em seu primeiro ano de governo, um orçamento de 48.822.627,60 (Quarenta e oito milhões, oitocentos e vinte e dois mil, seiscentos e vinte e sete reais e sessenta centavos) que obrigatoriamente deve ser revertido em prol das necessidades básicas município, pelo menos é o que prevê a Lei Orçamentária Anual (LDO) enviada pelo Poder Executivo a Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta terça-feira (06) e que seguirá para análise e parecer das comissões em sessão extraordinária marcada para a próxima sexta-feira (09).

Além do milionário orçamento para 2017, o novo prefeito provavelmente ainda contará com a liberação dos 7 milhões de reais dos precatórios do Fundeb bloqueados pela justiça e outros tantos milhões pagos de ISS pela empresa responsável pelas obras da BR-316.

Quanto ao percentual de remanejamento da receita total do orçamento, para uso exclusivo do prefeito sem autorização da Câmara, fica estabelecido 25% da receita estimada para operações de créditos, inclusive por antecipação de receita orçamentária e 50% para créditos adicionais, do tipo suplementar, criando se necessário, elementos de despesa dentro de cada ação.

Já a Câmara Municipal de Vereadores disporá de um duodécimo estimado em 1.369.142,07 (Um milhão trezentos e oitenta e nove mil, cento e quarenta e dois reais  e sete centavos), o que deixa os edis apesar do aumento  do número de cadeiras da casa de 09 para 11, em situação bastante confortável a partir do próximo ano, visto que estamos falando de aproximadamente 116 mil reais/mês de recursos públicos a serem gastos para manter os “nobres” vereadores “trabalhando em prol da população e fiscalizando os atos do chefe do poder executivo”.

Para se ter uma idéia do que estes valores representam, o duodécimo da Câmara é maior que o orçamento destinado a pelo menos três secretarias municipais; Secretaria de Esporte, Desporto e lazer (991 mil reais), Transporte (820 mil) e Meio Ambiente (132 mil), e quase o triplo destinado para habitação (530 mil).

A votação final do orçamento está marcada para a próxima terça-feira (13) quando os edis não havendo nenhum pedido de vistas, entrarão em recesso.

Homenagem aos ex-presidentes

Antes da apreciação inicial do orçamento, os vereadores realizaram a inauguração no auditório da Câmara, da galeria fotográfica dos ex-presidentes do legislativo municipal que contou com a presença de alguns parentes e amigos dos homenageados.

Por Canapi Agora

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.