Seminário Internacional sobre o Semiárido reúne especialistas em Piranhas

Estudantes, técnicos, pesquisadores, especialistas e gestores discutem alternativas econômicas, sociais e ambientais mais racionais para o Semiárido
Secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, abriu o seminário internacional sobre o Semiárido
Secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, abriu o seminário internacional sobre o Semiárido (Fotos: Ascom/Seagri)
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, um espaço de capacitação localizado em Piranhas, sedia até esta sexta-feira (4), o terceiro Seminário e Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, com os temas ‘Vulnerabilidade climática e convivência com o Semiárido’ e ‘Vulnerabilidade socioambiental e resiliência no Semiárido’. A abertura foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

Estudantes, técnicos, pesquisadores, especialistas, gestores, entre outros, discutem alternativas econômicas, sociais e ambientais mais racionais, diante dos desafios impostos pelo clima para o Semiárido alagoano com estudiosos da Espanha, Argentina, Portugal, México.

Entre as palestras, destacam-se ‘Boas práticas e experiências exitosas para a convivência com regiões áridas e semiáridas’ e o ‘Simpósio internacional de produção e uso da palma em regiões semiáridas’, além do lançamento de livros e da edição especial da revista Sustentabilidade em Debate.

Para o Secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o evento passa a ser uma grande oportunidade para troca de informações e ideias, visando o desenvolvimento do Semiárido alagoano.

“A região tem suas potencialidades, e o Governo de Alagoas, além de oferecer um espaço para discutir propostas, vem implantando políticas públicas para fixar o homem no campo”, avaliou o secretário.
Daniele Viturino, estudante do 7º período do curso de Economia da Ufal, em Santana do Ipanema, reconhece que o evento internacional realizado na região oportuniza aos estudantes e técnicos um ambiente de discussão para novas estratégias para o Semiárido alagoano. “Serve para que todos adquiram conhecimento e aborda sobre políticas públicas sustentáveis”.

Valdemar Rodrigues, do Ministério do Meio Ambiente, ressalta a iniciativa da realização do evento, envolvendo diversas instituições e pesquisadores, uma vez que a capacidade de armazenamento de água no Nordeste diminuiu consideravelmente e é um momento importante para discutir o tema. Segundo ele, mais de três milhões de pessoas estão sem acesso à água para consumo.

Evento dessa grandeza, afirma o diretor do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes, só vem a contribuir com a valorização do Semiárido alagoano, discutindo os desafios e criando oportunidades de negócios para o fortalecimento da região.

O evento, que conta com a participação do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), é promovido pelo Comitê Gestor do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, com apoio da Seagri, Fundo Espanhol de Cooperação para Água e Saneamento, Sebrae, Chesf, Embaixada da Espanha no Brasil, Cooperação Espanhola, além dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

Na sexta-feira (4), acontecem as palestras ‘Vulnerabilidade climática e convivência com o Semiárido’; ‘Uso hidroagrícola do Canal do Sertão: Produção, inserção socioprodutiva, segurança alimentar e convivência com o Semiárido’; ‘Protagonismo feminino na convivência com o Semiárido’ e ‘Regiões Semiáridas no mundo: potencial de colaboração.

Todos os debates ocorridos nos dois eventos serão sistematizados em formato de publicação.

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.