Plano de desenvolvimento do Canal do Sertão é apresentado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas

Projeto visa uso produtivo sustentável da água para 516 famílias de agricultores familiares 

Plano do Canal do Sertão prevê, entre outras coisas, cooperativismo, metodologia participativa de geração de conhecimento, produção irrigada ecológica
Plano do Canal do Sertão prevê, entre outras coisas, cooperativismo, metodologia participativa de geração de conhecimento, produção irrigada ecológica Divulgação e Ascom
Com ênfase na transformação social, produtiva e de acesso a mercados com famílias de pequenos agricultores no semiárido, o Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão teve sua primeira etapa concluída. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

O trabalho foi iniciado em agosto pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, Fundo Instituto do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Projeto Dom Hélder (PE).

Na elaboração participativa do plano feita pelos técnicos especializados das instituições envolvidas, constam no seu conteúdo a construção de 140 módulos de produção e aprendizagem, assessoria técnica permanente, diagnóstico, adução e distribuição de águas para residências.

“Nessa primeira etapa do trabalho, em parceria com o Fida e Ufal, foi feita análise de solo e capacidade de cada produtor, visando levar capacitação às famílias dos agricultores da região e incentivar a produção”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos.

  
O plano do Canal do Sertão prevê ainda capacitação, assessoria técnica em organização social, cooperativismo, metodologia participativa de geração de conhecimento, produção irrigada ecológica e organização para a comercialização locais e institucionais.

Módulos

De acordo com o secretário executivo de Políticas Agropecuárias, Álvaro Machado, os módulos previstos para o Canal do Sertão preveem o atendimento para 451 famílias, que serão contemplados com sistema de irrigação por gotejamento, exercício de gestão e comercialização da produção, cultivos agroecológicos, infraestrutura de adução e distribuição para o consumo familiar e comercialização.
Na primeira etapa do plano, foi feito o diagnóstico das primeiras famílias nos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Olho D’Água do Casado e Inhapi.
  
Com o uso de irrigação do Canal do Sertão, os pequenos produtores terão a possibilidade de cultivo de fruticultura (melancia, manga, uva), hortaliças e grãos (milho).

Para Vasconcelos, a concepção do plano de desenvolvimento em curso no Canal do Sertão é a concretização de um sonho de mais de duas décadas e que, seguramente, vai contribuir efetivamente com o fortalecimento da agricultura familiar.

“O plano do Canal do Sertão é voltado especialmente para as famílias ribeirinhas que residem no semiárido alagoano e consolida-se num projeto que vai gerar emprego, renda”, reconhece o secretário.

 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.