Alunos ocupam a Escola Estadual Domingos Moeda, em Água Branca

Instituição foi tomada nesta quinta; cerca de 20 alunos participam do ato. Ocupações ocorrem em pelo menos 27 unidades de ensino no estado.
Alunos da Escola Domingos Moeda, em Água Branca, colaram cartazes no portão da unidade de ensino (Foto: Fernanda de Souza/Arquivo pessoal)
Alunos da Escola Domingos Moeda, em Água Branca, colaram cartazes no portão da unidade de ensino (Foto: Fernanda de Souza/Arquivo pessoal)
Mais uma instituição de ensino foi ocupada por estudantes em Alagoas. A Escola Estadual Domingos Moeda, no município sertanejo de Água Branca, foi tomada por estudantes nesta quinta-feira (3). Com ela, o estado tem ao menos 27 unidades de ensino nesta situação.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que informou também que a unidade de ensino não é local de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a segunda escola ocupada naquela cidade.

De acordo com Fernanda de Souza, estudante da escola ocupada, os alunos estão no local desde a manhã desta quinta. 20 deles devem dormir no local.

“A partir de amanhã, a gente vai passar nas casas próximas para pedir alimento, e aqui na escola vamos promover palestras e atividades para estudantes de outras escolas verem como está sendo realizado nosso movimento”, explica Fernanda.

Outras ocupações

 Só nesta semana, outras seis instituições de ensino foram ocupadas em Alagoas.

Destas, três foram em escolas estaduais: Arthur Ramos, em Arapiraca, ocupada na terça; Xingó I, em Piranhas; e Enoque de Barros, em Girau do Ponciano.

Além delas, dois outros campi da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também foram tomados. Na terça, os alunos da Uneal de Palmeira dos Índios ocuparam o campus, mesmo dia em que o campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi tomado por estudantes.

As ocupações no estado tiveram início no dia 10 deste mês. Ao menos 14 desses locais seriam utilizados para a aplicação de provas do Enem. Por conta das ocupações, o Ministério da Educação (MEC) adiou as avaliações nesses locais e remarcou as provas para dezembro. Mais de 7 mil estudantes foram afetados pela mudança.

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.