Luciano Barbosa discute educação com comunidade escolar em Delmiro Gouveia

Secretário foi a Delmiro Gouveia ouvir sugestões e propor melhorias à comunidade sertaneja
Encontro reuniu comunidade escolar de Pariconha, Mata Grande, Inhapi, Canapi, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Piranhas e Água Branca
Encontro reuniu comunidade escolar de Pariconha, Mata Grande, Inhapi, Canapi, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Piranhas e Água Branca (Foto: Valdir Rocha)
O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, reuniu a comunidade escolar e secretários de Educação de diversos municípios sertanejos, na última quarta-feira (19), em Delmiro Gouveia, para discutir ações que otimizem o aprendizado dos estudantes na região.

O primeiro momento foi voltado a pais de alunos, servidores e gerente regional. Durante a reunião, os professores e funcionários de escolas de Pariconha, Mata Grande, Inhapi, Canapi, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Piranhas e Água Branca, que compõem a 11ª Gerência Regional de Educação (Gere), comandados pela gestora Emanuela Ferreira dos Santos, pediram melhorias e reconheceram os serviços realizados pela Secretaria da Educação (Seduc).

É o caso da diretora da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão, Cícera Vieira: “O secretário tem a visão da importância da educação para o Estado. Ele entende que é necessário estar próximo para resolver os problemas, e, para a comunidade e gestores, essa proximidade é imensurável. Ele não tem coerência somente no seu discurso, mas nas ações que pratica em prol da educação”, afirmou a diretora.

Maria Aparecida Teixeira Silva, mãe de uma aluna da rede estadual em Pariconha, foi até Delmiro Gouveia para elogiar as ações do Governo de Alagoas. “Eu vejo essa conversa como uma atitude muito importe. Pelo o que eu posso observar e já pude ver ao longo dos anos, a educação em Alagoas está realmente funcionando”.

Parceria com os municípios

No segundo momento da reunião, o secretário de Estado da Educação se reuniu com diversos representantes com prefeitos e secretários de Educação do Sertão, para afinar as ações e trabalhar em conjunto com os órgãos municipais, proporcionando uma qualidade melhor para os estudantes da rede pública.

Luciano Barbosa falou sobre as experiências exitosas no Estado, como a valorização dos diretores e eleição dos gerentes regionais pelo desempenho do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O gestor destacou que a sua preocupação não é só com a rede estadual, mas com a educação do povo alagoano. “Os gestores da rede estadual são eleitos pela comunidade escolar, e conseguimos dar uma gratificação mais coerente com a sua responsabilidade. Outro avanço foi puder estreitar a relação com os municípios, escolhendo o gerente regional pelo Ideb e não por indicação política”, afirma Luciano Barbosa.

Outro assunto bastante discutido foi a alfabetização e letramento dos estudantes até, no máximo, o 3º ano do ensino fundamental II. Os servidores concordaram que a solução para este problema é uma só, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Para a superintendente da rede estadual, Maridalva Campos, o Pnaic garante uma formação continuada para os professores alfabetizadores. “Além da continuidade no ensino, um teste deve ser feito a partir de 2017, assim que o estudante ingressar no 6º ano do ensino fundamental II, para que os educadores possam identificar as suas deficiências”, afirma.


A secretária de Educação de Delmiro Gouveia, Rosângela Freire, explicou a importância da reunião. “Eu já fui diretora da rede estadual e, atualmente, sou secretária municipal de Educação, e nunca tive a oportunidade de está tão próxima do secretário de Estado da Educação. É muito importante o secretário ter noção da realidade de cada município, e esses encontros propõem isso”, afirma.

O secretário Luciano Barbosa falou ainda sobre o lançamento do prêmio Ib Gatto Falcão, que irá prestigiar as escolas municipais que tiveram altos índices ou crescimento significativo no Ideb.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.