Estudante do Campus do Sertão defende dissertação em Coimbra

                            Projeto de pesquisa focou no patrimônio cultural de Delmiro Gouveia 

Aluna foi bolsista de 2014 a 2016 na Universidade de Coimbra

A estudante Rogéria de Souza Vieira, graduada em Geografia pelo Campus do Sertão da Ufal, defendeu   no mês de julho a sua dissertação de mestrado no Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra (UC), Portugal.

A proposta da pesquisa, sob orientação do professor Paulo Manuel de Carvalho Tomás (UC), intitulada Património cultural como recurso Turístico: estudo de caso em Delmiro Gouveia - Alagoas (Brasil), foi a de pensar o patrimônio cultural local e regional como ingrediente fundamental para reflexões sobre as transformações espaciais contemporâneas em Delmiro Gouveia e região.

A trajetória da estudante iniciou em 2010 no curso de graduação em Geografia no Campus do Sertão onde atuou como bolsista Pibip-Ação sob orientação do professor Kleber Costa da Silva, além de integrar diversos outros projetos de pesquisa e de extensão, de participar de grupos de estudos e de pesquisa locais (Gesn e Gepar) e de atuar como professora do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas da região.

Antes do mestrado em Portugal, a estudante foi bolsista Santander na Universidade de Coimbra e em seguida contemplada com a bolsa Erasmus/Amidila para o desenvolvimento do seu mestrado de 2014 a 2016.

“Realizar o mestrado na Universidade de Coimbra foi relevante ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a minha formação acadêmica. O projeto que desenvolvi buscou revalorizar o patrimônio cultural do município de Delmiro Gouveia, considerando o turismo como instrumento de reconhecimento, preservação e valorização dos bens”, destacou Rogéria. E ressalta: “Realizar esse estudo na Universidade de Coimbra foi valoroso, pois essa instituição é referência nos estudos sobre patrimônio e turismo”.

O orientador de Rogéria durante a graduação lembra que a estudante se mostrou dedicada desde os primeiros semestres e esteve empenhada em investigar sobre paisagens culturais do sertão de Alagoas. A conquista dela é motivo de orgulho para quem acompanhou o início da jornada. “A notícia sobre a defesa da dissertação de mestrado de Rogéria Vieira traz grande alegria à comunidade acadêmica do curso de Geografia do Campus do Sertão e à cidade de Delmiro Gouveia na medida em que coroa um conjunto de esforços de docentes, técnicos e estudantes em relação à qualidade da formação em Geografia no campus”.
A estudante espera continuar a carreira acadêmica e já planeja a construção de um projeto de pesquisa para futuro processo seletivo de doutorado em Geografia.

Por Ascom Ufal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.