Campanha Campo Limpo recolhe embalagens de agrotóxicos nos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas

 
Imagem Ascom Codevasf

Mais de 750 embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova (AL), e do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), durante dois dias da campanha Campo Limpo, realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agrotóxicos de Alagoas (Adraal), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Durante todo ano, a Codevasf e seus parceiros realizam duas etapas da campanha: um no meio do ano e outra no final do ano.

“A campanha teve resultados muito bons. No perímetro irrigado do Itiúba, mantivemos a mesma quantidade de embalagens de agrotóxico recolhidas na campanha passada. Já no Boacica, conseguimos quadruplicar a quantidade de embalagens recolhidas. Isso mostra que o agricultor irrigante está se conscientizando sobre a necessidade de manter o campo limpo, ou seja, de devolver as embalagens de agrotóxicos, evitando, assim, a contaminação das águas e dos seres vivos, em especial do ser humano”, destacou o engenheiro agrônomo Pedro Melo, chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas.
 
Imagem Ascom Codevasf
Segundo Pedro Melo, para a campanha Campo Limpo, foi realizada uma série de atividades de mobilização e divulgação, como a participação em reuniões do Conselho de Administração dos perímetros irrigados, a transmissão de mensagens por carro de som e o contato direto com os irrigantes do Itiúba e do Boacica.

No local de recolhimento das embalagens em cada um dos perímetros irrigados, o agricultor irrigante que comparecia para entrega recebia, também, orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual e também a forma adequada de armazenar as embalagens vazias de agrotóxicos. 
Imagem Ascom Codevasf
 
O gerente administrativo da Adraal, Licínio Loureiro, também avalia como um sucesso o resultado da última edição da campanha Campo Limpo nos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas. “Nesse ano, o resultado da campanha foi melhor do que no ano passado. Foram 190 kg de embalagens. Precisamos reforçar a consciência do agricultor para que ele devolva essa embalagem. Para isso, contamos com parceiros como a Codevasf e o IMA para que isso se torne um hábito comum para eles”, reforçou.

O representante da Adraal ainda explicou como deve ser o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxico. “Quando o agricultor usa o agroquímico, ele tem um período de um ano para guardar essa embalagem em sua propriedade. Deve ser respeitada a distância de 30 metros da área da residência. Ele também deve fazer a tríplice lavagem e aproveitar a água para pulverizar a lavoura. Depois, perfura a embalagem e guarda durante um ano. É importante, ainda, que o agricultor, sempre que comprar um defensivo, peça a nota fiscal do produto para que possamos ter um controle sobre a procedência e combater o contrabando. No recebimento itinerante, recebemos essas embalagens, que terão como destino a central de recebimentos. Essas embalagens serão prensadas e terão como destinação final a incineração ou a reciclagem”, explicou Licínio Loureiro.
 
Para o agricultor João Roque, os irrigantes dos perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas já compreendem a necessidade de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos para proteção da saúde de todos e do meio ambiente. “Uma boa parte ou mesmo a maioria já está consciente que deve armazenar as embalagens em local seguro e devolver. Já houve divulgação sobre isso”, revelou.

A campanha Campo Limpo contou, ainda, com o apoio do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (DIB) e do Distrito de Irrigação do Perímetro do Itiúba (Dipi), organizações que representam os agricultores desses perímetros irrigados. A próxima edição deverá retornar aos perímetros irrigados do Boacica e do Itiúba em dezembro deste ano. A data ainda será agendada entre a Codevasf e as organizações parceiras da campanha.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Ascom Codevasf

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.