Alagoas participa de debate sobre o Marco Legal da Primeira infância em Brasília

Seminário Internacional conta com a presença do secretário Antônio Pinaud e vai orientar ações de projeto-piloto a ser desenvolvido em Murici 

Série de ações vão fortalecer crescimento das crianças em Alagoas.
Série de ações vão fortalecer crescimento das crianças em Alagoas. Fotos: André Palmeira
 
O Governo de Alagoas participa, em Brasília, do 4º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, realizado desde a última terça-feira (5) pela câmara Federal, Senado e Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O Estado está sendo representado pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud.

De acordo com Pinaud, o encontro em Brasília deverá orientar as ações do projeto-piloto do Programa da Primeira Infância, que será lançado nos próximos dias no município de Murici, onde, de acordo com dados já levantados pela equipe que integra o programa, 50% das crianças menores de 2 anos apresentam algum grau de desnutrição. Entre 2 e  6 anos, a prevalência da desnutrição é de 32,07%.
 
Coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros, o piloto é formado por um comitê estratégico composto pelos secretários de Saúde, Rosangela Wyszomirska; de Assistência Social, Antônio Pinaud; e Educação, Luciano Barbosa. Além de um comitê técnico, com servidores das respectivas secretarias estaduais e municipais.

O secretário Antônio Pinaud destacou a importância do marco legal da 1ª Infância, lançado pelo Governo Federal em fevereiro deste ano. Segundo ele, o Brasil é o primeiro país a reconhecer a importância da primeira fase da vida, desde a gestação até os seis anos de idade, e que existem estudos científicos garantindo que até os três anos, incluindo a fase da gestação, é um período crucial para o desenvolvimento na fase adulta.
 
 “A primeira-dama realizou uma especialização com foco na primeira infância, na Universidade de Harvard, trazendo para Alagoas. É um desafio extraordinário, será controlado, monitorado e avaliado durante um ano. O projeto envolve a primeiríssima e primeira infância”, comenta, afirmando que o projeto será replicado a outros municípios alagoanos, após ser concluído em agosto de 2017.



Antônio Pinaud acrescenta que não é só a nutrição que é fundamental. O projeto também visa os vínculos afetivos, porque, a partir da desnutrição, os vínculos e relações ficam comprometidos, e a criança não cresce numa boa dimensão física e emocional.

“O projeto é extraordinário. Pensar numa geração de alagoanos sem perdas cognitivas, uma geração apta, acessar a inclusão. Envolver as crianças até os seis anos, e fazer com que exista uma situação de igualdade social. A sociedade e o Governo de Alagoas estão se preocupando com as crianças, investindo no seu desenvolvimento”, declarou o secretário.

 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.