Ifal Piranhas problematiza a relação entre sociedade e natureza


 
Imagem Ifal
A programação da Semana do Meio Ambiente da unidade do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Piranhas, ocorrida de 15 a 16 de junho, mobilizou estudantes e docentes em torno de temas como ética, sustentabilidade e desenvolvimento. O evento, que reuniu número expressivo de participantes, propôs uma reflexão interdisciplinar de questões ambientais e trouxe para o campus representantes de centros de pesquisa e órgãos ligados ao meio ambiente.

Do Instituto Nacional do Semiárido - INSA, o pesquisador Alexandre Baker conduziu o debate sobre ciência e vida no semiárido brasileiro. Já os profissionais Maruro Knupfer Coutinho e Ricardo Gomes Nonô, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS, abordaram possibilidades de atuação em unidades de conservação, a exemplo do turismo ecológico e do cultivo de ostras.

Durante os dois dias de atividades, 14 oficinas foram realizadas pelos professores do ensino técnico de Agroecologia, Agroindústria e da base comum dos cursos ofertados no Ifal Piranhas, envolvendo desde práticas de cristalização de casca de laranja, reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão em barra, produção de sementeiras com caixas de ovos, construção de fogão solar, até reciclagem química de garrafas pet e confecção de puffs com embalagens longa vida. 

As atrações culturais também tiveram destaque na Semana do Meio Ambiente. O grupo de extensão SAMBAIFAL fez a abertura e o encerramento da programação, que contou ainda com diversas apresentações teatrais, coordenadas pelos docentes de códigos e linguagens, sobre conscientização ambiental.

Para os coordenadores da iniciativa, professores Cristian Simões Costa e Jordana Rangely, o evento cumpriu seu papel de proporcionar interação, discussão e aprendizados acerca de temas que permeiam o debate socioambiental. De acordo com eles, a próxima edição promete aguçar ainda mais a criticidade de todos os envolvidos. 

Confira AQUI mais detalhes da proposta que envolveu o público externo e a comunidade acadêmica do Campus Piranhas.

Por Ascom Ufal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.