Santana do Ipanema: Sistema de Esgotamento Sanitário recebe acompanhamento da Casal

Empreendimento foi construído pela Codevasf e repassado à Casal pela Prefeitura

Companhia estadual identificou diversas inconsistências, entre elas a falta de interligação entre alguns bairros e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Companhia estadual identificou diversas inconsistências, entre elas a falta de interligação entre alguns bairros e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ascom/Casal
 
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema não está completo e precisa de pelo menos R$ 4 milhões em investimentos para que estruturas de interligação sejam construídas. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera o sistema, após ter recebido o empreendimento da Prefeitura Municipal, com a qual mantém um contrato de programa.

A obra foi construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e repassada em 2012 ao poder público municipal, que em seguida a repassou para a Casal operar. Porém, após receber o empreendimento, a Companhia estadual identificou diversas inconsistências, entre elas a falta de interligação entre alguns bairros e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Diante dessa situação, a Casal acionou a Codevasf, que se comprometeu a conseguir o recurso necessário junto ao governo federal para concluir o sistema, o que ainda não ocorreu. Na segunda-feira (9), durante a Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI), a companhia foi autuada e multada pelos órgãos de controle ambiental devido a deficiências encontradas no sistema. Assim, tão logo seja notificada formalmente, a empresa pretende fazer todos os esclarecimentos junto aos órgãos de controle ambiental.

Por outro lado, a companhia esclarece que nunca fez nem autorizou nenhum morador a fazer ligação à rede coletora de esgoto. Os dejetos que atualmente correm pela rede coletora são oriundos de ligações clandestinas feitas pelos moradores. A Casal esclarece que, por essa razão, não cobra a taxa de esgoto em sua fatura mensal a nenhum morador de Santana do Ipanema.

O Sistema de Esgotamento Sanitário foi construído pela Codevasf, numa ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas, que teve investimentos de R$ 17 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.