Delegação alagoana participa da X Conferência Nacional da Criança e do Adolescente

Evento integra o cronograma da XII Conferência Nacional de Direitos Humanos, que se inicia neste domingo (24) 

O adolescente Matheus Alencar e o representante alagoano na comissão organizadora da X Conferência Nacional
O adolescente Matheus Alencar e o representante alagoano na comissão organizadora da X Conferência

A delegação alagoana, formada por 12 crianças e adolescentes e 23 adultos integrantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada, participa, a partir deste domingo (24), da X Conferência Nacional da Criança e do Adolescente. O encontro integra o cronograma da XII Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada em Brasília.

A conferência tem como tema principal “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente” e reunirá 1.187 delegados, convidados e observadores de todos os estados e do Distrito Federal.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Rickelane Gouveia, o evento busca consolidar as iniciativas em torno da execução dos planos e políticas já existentes, estabelecer e integrar políticas ao planejamento público, em uma perspectiva de dez anos.

O fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente estará na pauta de debates do encontro. Nos últimos anos, o Brasil avançou e, em 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,4% dos municípios brasileiros contavam com seus conselhos. Atualmente, todos os estados e o Distrito Federal possuem um conselho estruturado.

Criados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos são formados por representantes governamentais e sociedade civil. Atuam na implementação de políticas públicas voltadas ao segmento e são responsáveis pela gestão dos Fundos da Criança e do Adolescente, que financiam projetos e ações de atendimento à infância e à adolescência no país.

Para o superintendente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Ronaldo Targino, a participação efetiva de Alagoas no evento é importante para o fortalecimento dessas políticas.

“Estamos vivenciando um momento importante para a construção do plano decenal e participar de um debate nacional sobre o tema é fundamental para o amadurecimento das ações voltadas, principalmente, para a proteção social das nossas crianças”, enfatizou Targino.

O adolescente Matheus Alencar, participante da última edição da conferência, em 2015, e representante alagoano na comissão organizadora nacional, com mais 37 adolescentes de todo o país, explicou que cada jovem, nesta conferência, será delegado, terá direito a voz e voto durante a plenária, nos grupos de trabalhos e dentro do conselho.

“Eles irão participar dos coletivos jovens, estão engajados nas decisões políticas, a exemplo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, ajudando a monitorar as políticas públicas no seu município”, ressaltou Matheus Alencar, completando que o jovem deve apoderar-se de suas próprias ações e, assim, efetivar seus direitos.

Socioeducanda integra a delegação alagoana - A delegação alagoana foi formada durante a X Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente, realizada pelo Conselho Estadual, em parceria com a Seprev, em novembro de 2015. Ela é formada por 12 adolescentes e 23 adultos, integrantes do Governo e da iniciativa privada.

Dentre os adolescentes que integram a delegação alagoana está uma socioeducanda que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Feminina (UIF). D.L.S., de 16 anos, é compositora de rap e foi selecionada para representar Alagoas no evento nacional.

“É muito importante participar da conferência, porque é uma oportunidade de buscar novos caminhos. Será um espaço para trocar conhecimento sobre os nossos direitos”, disse a adolescente.

Guardiões do Jacuípe - Adolescentes do projeto Guardiões do Vale do Jacuípe também irão representar Alagoas na X Conferência Nacional da Criança e do Adolescente.

O grupo vem atuando no Estado desde 2010, em contanto direito com as comunidades afetadas pelas enchentes do rio Jacuípe, tendo como principal ação a comunicação entre a população com órgãos do governo. O projeto dá suporte aos municípios de Colônia, Jacuípe e Campestre, chegando também em pequenos municípios de Pernambuco.

Os jovens registram as condições de vida da população por meio de entrevistas em áudio e vídeo, produzem matérias de rádio e publicam videorreportagens nas redes sociais. Em Brasília, estarão encarregados de registrar a Conferência.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.