Alagoas terá programa para qualificar exames de citologia

                  Secretária e técnicos discutiram implantação em reunião nesta terça-feira (19)
Alagoanas irão contar com mais uma ferramenta fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero
Alagoanas irão contar com mais uma ferramenta fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero Olival Santos
 
Alagoas irá implantar, ainda este ano, o Programa de Qualificação Nacional em Citopatologia na Prevenção do Câncer de Colo de Útero (Qualicito), voltado para definir os padrões e avaliação de qualidade do exame citopatológico do colo do útero, por meio do acompanhamento de desenvolvimento dos laboratórios prestadores de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).


O tema foi pauta de reunião realizada nesta terça-feira (19), entre a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, a equipe técnica do órgão e o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Paulo Medeiros. 

Por meio do programa, segundo destacou a gestora da saúde estadual, as alagoanas irão contar com mais uma ferramenta fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero e outras enfermidades.

No encontro, a técnica responsável pelo Programa de Oncologia da Sesau, Fernanda Santos, fez uma apresentação sobre o Qualicito, mostrando a sua importância para Alagoas, uma vez que ele irá contribuir para melhorar a saúde da mulher, em especial na questão do câncer uterino e outras doenças. 

Durante a reunião ficou definido que a primeira etapa do Qualicito em Alagoas será a capacitação promovida pela Sesau, com os profissionais que trabalham na coleta do material nos laboratórios da capital e do interior. Fernanda Santos, afirmou que é fundamental capacitar esses técnicos, para que todos tomem os cuidados necessários durante o exame.

Segundo Fernanda Santos dentro do Plano Estadual de Oncologia, deverão ser realizadas 250 mil citologias. Desse total, 30 mil serão selecionadas e enviadas para os laboratórios do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), mantido pela Uncisal, e do Hospital Universitário (HU), que farão o controle de qualidade.

A secretária Rozangela Wyszomirska afirmou que esse é mais um passo dentro da política de melhoria da saúde da mulher. “É necessário qualificar os exames de citologia, desde a coleta das amostras, passando pelo acondicionamento, transporte e manipulação”, salientou a gestora, acrescentando que esse é um dos exames que todas as mulheres devem fazer para o combate ao câncer de colo de útero.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.