Polícia prende acusados de assassinar guarda municipal a pedradas em Pariconha

Crime brutal aconteceu em setembro de 2014, na zona rural do município; vítima era homossexual

Vanderlei Barbosa Gomes, 20, e Milton César Queiroz, 46
 Foram presos, na manhã desta terça-feira (8), por volta das 10h30, dois homens acusados de assassinar o guarda municipal José dos Santos da Silva, conhecido como “Zé Dedinho”, 43, Os presos foram identificados como Vanderlei Barbosa Gomes, 20, e Milton César Queiroz, 46.morto a pedradas, no dia 10 de setembro de 2014, no povoado Mosquita, zona rural de Pariconha.

As prisões foram realizadas por policiais civis das delegacias distrital e regional (1ª-DRP). Vanderlei é apontado como autor material do assassinato e foi preso em uma oficina, no povoado Maria Bode, em Água Branca, já Milton, que é ex-vereador do município, foi detido na cidade de Delmiro Gouveia. Ele é acusado de ter encomendado o crime.

Segundo o delegado regional Rodrigo Rocha Cavalcanti, a vítima mantinha relações sexuais com Milton e estaria revelando a intimidade com ele para outras pessoas, o que o teria deixado irritado. “César Queiroz, como é mais conhecido o acusado, arquitetou o assassinato de Zé Dedinho, convencendo Vanderlei a praticar o crime”, disse

Ainda de acordo com o delegado, Vanderlei também mantinha um caso com a vítima e a levou para uma estrada vicinal, onde manteve relações sexuais com ela e depois a matou com várias pedradas na cabeça. “Vanderlei confessou em depoimento a prática do crime e a participação de Milton”, disse.
A investigação apontou que César Queiroz ainda estaria planejando o assassinato de outra pessoa, que não teve o nome divulgado. Ele nega todas as acusações.

A ação que resultou nas prisões foi coordenada pessoalmente pelo chefe de serviço da delegacia distrital, Zé Lobinho, e o delegado Rodrigo Cavalcanti. Os acusados foram levados para a 1ª-DRP, sediada em Delmiro Gouveia, onde foram autuados por homicídio qualificado e ficaram reclusos a disposição da Justiça.

O crime

O corpo de “Zé Dedinho” foi encontrado por populares, às margens de uma estrada vicinal. No local do crime, a polícia encontrou uma motocicleta que era conduzida pelo guarda, além de uma faca de mesa, uma sandália e um aparelho de telefone celular que seriam do assassino.

Segundo testemunhas, poucas horas antes de ser encontrado morto, “Zé Dedinho” foi visto na companhia de outro homem, que se tratava de Vanderlei. A informação foi imprescindível para que a polícia conseguisse desvendar o crime.

José dos Santos fazia parte da guarda municipal de Delmiro Gouveia há oito anos e era considerado pelos colegas de trabalho como uma pessoa tranquila. Conforme o major Leandro, comandante da instituição, o guarda residia no Sítio Baixa do Pico, zona rural de Água Branca.

Por Minuto Sertão

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.