Moradores de Inhapi estão conscientes sobre o uso da água do Canal do Sertão

Agricultores, movimentos sociais e famílias participaram da segunda audiência publica sobre gestão social
Audiência pública demonstra proximidade com o cidadão.
Audiência pública demonstra proximidade com o cidadão. Fotos: Júnior Santana
A segunda audiência pública sobre a gestão social do Canal do Sertão foi realizada, na quarta-feira (30), no município de Inhapi. Agricultores, produtores, movimentos sociais e representantes políticos da cidade participaram do debate que ocorreu no Ginásio Municipal com sugestões e propostas para o uso da água.

A reunião contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, além de representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e Banco do Nordeste.

Durante o fórum de discussões, dois grupos de trabalho foram formados para apresentar as principais reivindicações, sugestões e discordâncias acerca da utilização da água que corre pelo Canal do Sertão.

Todas as informações apresentadas serão reunidas em um documento que servirá como norteador para as ações do Governo de Alagoas na administração do Canal. Entre os assuntos debatidos, a economia e o uso consciente dos recursos hídricos foram destacados.



Gerônimo Matos, agricultor da comunidade de Furnas, compreende que a reunião com os moradores foi importante para colocar as ideias em debate. “O Canal do Sertão é uma obra maravilhosa e passa em nosso município. Agora, estamos com a oportunidade de apontar cenários favoráveis para que a água seja uma fonte de transformação social para agricultores de Inhapi”, declarou.

O consultor da Semarh sobre o Canal do Sertão, professor Valmir Pedrosa, fez explanações acerca da obra, além de reforçar a necessidade de não jogar lixo no local ou utilizar o espaço para diversão aos finais de semana.

“Estado, povo organizado e município precisam se unir para ter consciência do uso da água. Por isso, o governo tem se mobilizado para ter cuidados com os gastos excessivos, principalmente na região do semiárido alagoano”, disse o professor.



Outro ponto alertado pelo professor Valmir Pedrosa diz respeito sobre os cuidados com a irrigação devido ao seu alto consumo de água.

Ao representar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhapi, Cícero Palmeira, garantiu que a sua categoria vai contribuir com o bom debate.



“Onde for competência da sociedade civil, nós iremos cuidar. Também iremos pedir a colaboração do governo estadual e do município de Inhapi. A gestão do Canal do Sertão também é importante discutir porque aqui no município é propício para irrigação, porém, precisamos ter cautela quanto ao uso desproporcional da água”, avaliou o sindicalista.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.