Governo discute projetos de cooperação técnica internacional para o Canal do Sertão

Parcerias visam ainda o desenvolvimento de um centro de referência em técnicas de ovinocaprinocultura no Estado

Ideia do governo estadual é dar sustentabilidade financeira a região, utilizando sobretudo a ovinocaprinocultura.
Ideia do governo estadual é dar sustentabilidade financeira a região, utilizando sobretudo a ovinocaprinocultura. 
 O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e o secretário executivo de Políticas Agropecuárias e Agronegócio, Álvaro Otávio Machado, reuniram-se, esta semana, em Brasília, com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) para discutir a viabilidade de novos projetos de cooperação internacional para incremento da agricultura familiar em Alagoas.

Entre as ações debatidas está a parceria para a utilização do potencial hidroagrícola do Canal do Sertão a partir da transferência de tecnologia e conhecimentos por parte dessas entidades, beneficiando as comunidades rurais que serão atingidas pela obra.



 “O Governo de Alagoas tem interesse em instalar, em vários trechos por onde passa o Canal do Sertão, centros de capacitação técnica, laboratórios e módulos demonstrativos para aplicação dessas tecnologias em irrigação voltadas para a agricultura familiar”, disse o secretário Álvaro Vasconcelos.



“A nossa meta é firmar acordos no sentido de garantir que a experiência e os recursos dessas instituições sejam aplicados no Estado. Como a Seagri tem a responsabilidade pelo aproveitamento produtivo do Canal do Sertão, estamos buscando todo o apoio possível para concretizar um modelo que traga benefícios efetivos e em curto prazo para as famílias de trabalhadores rurais daquela região”, afirmou o secretário.

Outro projeto apresentado pelos gestores da Seagri está voltado ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Estado.

“A ideia é fazer do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, instalado no município de Piranhas, um centro de referência na geração e difusão de tecnologias sociais para a criação de ovinos e caprinos. O Centro já executa uma série de ações nesse sentido, mas queremos intensificar esse trabalho para ampliar o volume e a qualidade do nosso rebanho”, explicou Vasconcelos. 

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.