Dia Mundial da Água tem programação especial em Alagoas

 Uma série de atividades visa conscientizar a população do vale do São Francisco alagoano sobre a importância do bom uso da água

Imagem Ilustrativa
Para comemorar o Dia Mundial da Água – 22 de março – a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) preparam uma série de atividades que visa conscientizar a população de municípios situados no vale do São Francisco alagoano sobre a importância do bom uso desse importante recurso natural.

A programação teve início, nesta terça-feira (15), com um ciclo de palestras para estudantes dos campi Penedo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que trataram da promoção da boa qualidade da água com foco na prevenção da proliferação do mosquitoAedes aegypti.

A comemoração do Dia Mundial da Água contará ainda com uma corrida de barcos pelo rio São Francisco, com premiação para os vencedores, que será realizada no sábado (19), com concentração às 8h no Porto das Balsas de Penedo (AL) e a realização no local de uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Também será realizado no domingo (20) um passeio ciclístico na Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe com orientação aos moradores sobre os cuidados com a água para prevenção de doenças de veiculação hídrica. A concentração para o passeio ciclístico ocorre às 7h30 no Memorial da APA da Marituba do Peixe, situado às margens da rodovia AL-101 Sul, com início das atividades às 8h.

Na segunda-feira (21), às 8h, a programação será realizada em Arapiraca (AL) com palestra no planetário da cidade com o tema “Água: fonte de vida e de problemas”. O evento na capital do agreste alagoano também contará com peixamento realizado pela Codevasf no Lago da Perucaba, plantio de mudas, jogos ambientais e a apresentação de uma peça teatral que vai trabalhar a questão do bom uso da água.

Finalmente, para promover o bom uso da água, as atividades de encerramento se concentrarão às margens do rio São Francisco em Penedo com um mutirão de combate ao Aedes aegypti para limpeza da área e orientação à população sobre os cuidados no combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, o engenheiro agrônomo Pedro Melo, a programação para comemorar o Dia Mundial da Água no vale do São Francisco alagoano tem dois focos que, por meio de diversas atividades, pretendem promover uma reflexão na população sobre esse importante recurso natural.

“Nesta Semana da Água estamos trabalhando com dois focos. O primeiro é ‘Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos’, que é o tema das Organizações das Nações Unidas (ONU) para 2016, como também o tema da campanha da fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que envolve o saneamento e a qualidade da água. A partir de nossa programação, vamos pegar os focos da discussão com a água como beleza natural vista na corrida de barco, da água como lazer, da água dentro de uma área de proteção ambiental e da água prejudicial, que é quando ela não está cumprindo sua função. Queremos chamar a atenção para esse aspecto que a água move vidas”, explicou Pedro Melo.

Para mais informações sobre a programação comemorativa do Dia Mundial da Água no vale do São Francisco alagoano, os interessados podem entrar em contato com a Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas por meio do telefone (82) 3551-9437.

As atividades promovidas pela Codevasf e pelo IMA/AL contam com apoio de diversos parceiros como UFAL, IFAL, Prefeitura Municipal de Penedo, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE), das secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Serviços Públicos e de Cultura e Turismo de Penedo, da Cooperativa Pindorama e da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

Por Portal Brasil, com informações da Codevasf

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.