Delmiro Gouveia vai sediar palestras sobre o IV Ciclo de Debates Sudene, Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente

  Fapeal promove evento para discutir o desenvolvimento da região do São Francisco. Ciclo de palestras vai acontecer em Delmiro Gouveia, na próxima segunda-feira (21).
Encontro propõe uma reflexão sobre o papel da academia e sociedade civil diante dos desafios do desenvolvimento da região do Sertão
Encontro propõe uma reflexão sobre o papel da academia e sociedade civil diante dos desafios do desenvolvimento da região do Sertão Divulgação
Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente serão temas do IV Ciclo de Palestras organizado pelo Acervo do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Procondel-Sudene), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). O evento vai acontecer na próxima segunda-feira (21), no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Delmiro Gouveia.



O encontro propõe uma reflexão sobre o papel da academia e sociedade civil diante dos desafios do desenvolvimento da região sertão do São Francisco, que envolve quatro estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), a partir de seus aspectos energéticos, ambientais e socioeconômicos. 

De acordo com a coordenadora executiva e professora mestre em Ciências da Informação, Maria Ângela Nascimento, da Procondel, a cidade de Delmiro Gouveia é estratégica, porque é vizinha da Bahia e de Sergipe, se enquadra como um município de médio porte e tem uma sede da Universidade, o que pode ampliar a discussão para ao menos 150 pessoas.

“Estamos esperando mais de 150 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e a sociedade em geral. Basta se inscrever no site. É gratuito e interdisciplinar. São três mesas que irão debater temas muito atuais, principalmente para a região do Rio São Francisco”, disse Maria Ângela Nascimento.

Segundo ela, o encontro contará ainda com a delegação de 17 pessoas de Pernambuco e professores convidados. “É um espaço onde as pessoas poderão fazer perguntas, interagir. O importante é refletir. Esse é nosso papel”, resaltou.

Maria Ângela Nascimento ressalta ainda os pontos positivos e negativos da obra de transposição do rio São Francisco que, ao mesmo tempo em que prometem amenizar os problemas da seca e trazer desenvolvimento, provocam discussões sobre os possíveis impactos no ecossistema da região.

O evento também tem o apoio do Sebrae Alagoas, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Campus do Sertão-Ufal. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://procondel.sudene.gov.br/NoticiaDetalhes.aspx?id=1073


 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.