Cânions em Delmiro Gouveia é destaque em matéria da Folha de São Paulo

 Quando a ideia viajar ao Nordeste, uma das imagens que vem mente a de uma tranquila praia, com larga faixa de areia branca, sol abundante, águas claras e coqueiros curvados em ângulos que desafiam a gravidade.

Cânions do rio São Francisco/ Imagem Paulo Gomes, Folha press

Apesar de servir bem ao propósito de atrair turistas, esse arquétipo de cartão-postal da região ofusca de maneira injusta as belezas que, distantes do litoral, permanecem escondidas.

Em Alagoas, por exemplo, conhecer as margens do rio São Francisco, em uma viagem Estado adentro, oferece uma experiência rica em caráter histórico, gastronômico e cultural –e com o mesmo visual exuberante, acredite.

O principal responsável pelo deslumbramento só os cânions do chamado “rio da integração”, desfiladeiros em pleno sertão, na região rural de municípios como Delmiro Gouveia e Canindé de São Francisco,  este já na margem sergipana. Seja a partir do topo de algum deles ou do leito do rio, a vista recompensa quem enfrenta o deslocamento (só cerca de quatro horas e meia de carro a partir de Maceió).

Em passeios de catamarã, é possível visitar ilhas fluviais com restaurantes e diferentes atividades de lazer. Seja descansar em redes com os pés na água e tomar banho de rio, para os mais tranquilos, seja pular de plataformas e trampolins na água ou praticar stand-up paddle, para os mais agitados.

HISTÓRIA E CANGAÇO

Descendo o rio em sentido ao litoral, chega-se a Piranhas, um dos polos da região, com belos mirantes, e celebre pela história do cangaço na primeira metade do século passado. noite, seu centro charmoso fica cheio e torna-se um agradável reduto da boemia.

A poucos metros dali, no per, pode-se pegar mais um catamarã durante o dia para visitar a vizinha Poço Redondo, do outro lado do rio, já em Sergipe. Lá, as trilhas pela caatinga levam at a grota do Ângico, local onde Lampião e Maria Bonita e parte de seu bando de cangaceiros foram mortos, em 1938. A história da manhã da emboscada contada em detalhes pelos guias, caracterizados como as milícias da época.

Cerca de 160 quilômetros rio abaixo está a cidade histórica de Penedo, atrativo para os apreciadores da arquitetura do período colonial. Entre as edificações católicas com séculos de existência destaca-se a igreja Nossa Senhora da Corrente, em frente ao Velho Chico,como o rio carinhosamente chamado pelos habitantes locais.

Um pedaço de madeira na parede, que pode passar despercebido pelo visitante ou dar a impresso de ser apenas um remendo, guarda um pedaço da história do Brasil. Trata-se, na verdade, de uma espécie de alçapão utilizado no século 19 por escravos que tinham fugido de seus senhorios. Conta-se que os negros ficavam “emparedados” no estreito vão da igreja ao longo do dia e s saíam noite, na esperança de embarcar em algum navio para a liberdade em outras paragens.

A viagem pelo São Francisco termina em Piaçabuçu, onde o rio se encontra com o mar. Um cenário repleto de dunas emoldura a foz e, entre Alagoas e Sergipe, no meio do rio, um farol abandonado resiste fora do mar.

Mais imagens/ margens do rio São Francisco em Delmiro Gouveia/
Imagem Paulo Gomes, Folha press





 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Folho de São Paulo

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.