Ciclo de Conciliação iniciou - se em Delmiro Gouveia com 222 audiências cíveis na últim sexta - feira(18)

 Ação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos na cidade sertaneja também visa massificar cultura da paz em todo o estado


“O objetivo da Justiça não é mais julgar processos, é pacificar conflitos”, destacou o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), durante a abertura do 1º Ciclo Estadual de Conciliação que teve início no Fórum de Delmiro Gouveia, região sertaneja, nesta sexta-feira (18). A ação promoverá 222 audiências de conciliação.

Na oportunidade, o desembargador Domingos Neto agradeceu o empenho dos membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados para a realização do mutirão e explicou que a ação busca demonstrar a sociedade que a solução de conflitos não precisa da participação direta da Justiça. “Durante muito tempo, os operadores do Direito foram talhados nas faculdades para litigar e esse paradigma está sendo mudado. Estamos em uma nova fase, a fase da massificação da cultura da paz”, disse.

Separado há dois anos da ex-esposa Audinete Alves dos Santos, de 29, o motorista Call Liws dos Santos, de 30 anos, aproveitou a ação para fazer acordo e quitar débito de R$ 5.000,00. "Fui muito bem atendido. Cumpri com minha obrigação", comentou.

Audinete também se disse satisfeita com a ação promovida pelo Judiciário. "Estou aliviada. De forma amigável, resolvemos uma pendência referente à venda de uma motovicleta. Abri mão dos juros e dos honorários do advogado", reforçou a atendente comercial, referindo-se ao valor que o ex-esposo deveria ter lhe pagado naquela época.

De acordo com a juíza Raquel David Torres de Oliveira, titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Delmiro Gouveia, para a força tarefa foram antecipadas audiências que só seriam realizadas em novembro, além de priorizarem marcar audiências em que uma das partes fosse idoso.

“O objetivo maior é a conciliação. Eu vejo o NJUS como o futuro da Justiça pelo seu trabalho na disseminação da cultura da conciliação. Iniciar esse ciclo no Sertão é uma honra para nós, trabalho aqui há muitos anos e considero o sertanejo como uma das pessoas mais respeitáveis e propensas à conciliação”, disse a magistrada.

Foram pautados 136 processos do Juizado Especial Cível e Criminal, 48 da 1ª Vara e 35 da 2ª da Comarca de Delmiro Gouveia. Todos os processos são da área cível. Além de disseminar a cultura da conciliação no interior do estado, a força-tarefa também diminui a quantidade de processos nas Comarca de Delmiro Gouveia.

Ainda de acordo com o desembargador Domingos Neto, as próximas ações deverão ser realizadas em Santana do Ipanema e Arapiraca. “Nosso objetivo é que em até dois anos, todas as comarcas de Alagoas recebam essa ação”, afirmou.

Fonte: Ascom TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.