ALAGOAS: Professores participam de formação para Olimpíada de Língua Portuguesa

Por meio da capacitação, professores vão trabalhar com os alunos que participarão da Olimpíada em 2016

 Professores atuarão como multiplicadores do conteúdo da formação junto a outros professores de Língua Portuguesa das redes estadual e municipais em suas respectivas regiões (Foto: Valdir Rocha)

Cem professores das redes estadual e municipal iniciaram nesta quarta-feira (23) participação na formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). Realizada por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a formação ocorre nas próximas três semanas com atividades na quarta e sexta-feira, na Escola Estadual Laura Dantas, no Cepa.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, a OLP é um programa de formação de professores que visa incentivar e promover melhorias na leitura e produção dos estudantes de escolas públicas brasileiras. A ação tem caráter bienal: nos anos ímpares, é realizada a formação de professores e, nos anos pares, os alunos participam da olimpíada produzindo textos nas categorias Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião. Logo, 2015 será ano de formação de professores enquanto 2016 será ano de participação dos estudantes no evento.

O coordenador da Olimpíada em Alagoas, Jair Porto, explica que os 100 professores atuarão como multiplicadores do conteúdo da formação junto a outros professores de Língua Portuguesa das redes estadual e municipais em suas respectivas regiões. “Esta formação totaliza 40 horas em formato presencial e à distância e vai instrumentalizar os multiplicadores para que trabalhem práticas pedagógicas com professores de suas regiões, os quais, consequentemente, vão atuar com seus alunos para a Olimpíada”, disse Jair, adiantando que o resultado do curso será exposto em um seminário com os multiplicadores no dia 14 de outubro.

Doutora em Letras e Linguística, a professora Adna Lopes, da Ufal, atua há 12 anos na formação da Olimpíada, conta que a capacitação, além de tratar os gêneros inclusos na OLP, aborda meios de intervenção que os professores podem utilizar para melhorar a produção textual dos alunos. “No caso do artigo de opinião, por exemplo, não basta ter apenas o domínio da língua culta: é preciso apresentar dados, expor opiniões divergentes, algo semelhante ao texto jornalístico”, avaliou.
Bom resultado no Enem

Os professores presentes à formação são unânimes ao afirmar que a participação das escolas na OLP traz benefícios que ultrapassam o âmbito da competição, garantindo resultados positivos para o aprendizado da disciplina em sala de aula.

Gorete Duarte será formadora da Olimpíada pela 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange escolas de Arapiraca e municípios vizinhos. Ela relata que desde 2012 trabalha as temáticas da OLP na Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca e que a melhoria na produção de texto foi tanta que refletiu no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Tivemos um dos melhores resultados na Redação entre as escolas da rede estadual e isso, com certeza, é consequência do que foi trabalhado com os professores e alunos durante a OLP”, declarou.

Erivaldo Valério, formador da 7ª Gere – que abrange União dos Palmares e demais municípios do Vale do Mundaú – também vivenciou experiências positivas em sua região. “Em São José da Laje, por exemplo, os alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio que participaram da Olimpíada registraram resultados significativos em leitura e produção textual”, observou.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias  com informações da Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.