ALAGOAS: Professores participam de formação para Olimpíada de Língua Portuguesa
Por meio da capacitação, professores vão trabalhar com os alunos que participarão da Olimpíada em 2016
Professores atuarão como
multiplicadores do conteúdo da formação junto a outros professores de
Língua Portuguesa das redes estadual e municipais em suas respectivas
regiões (Foto: Valdir Rocha)
Cem professores das redes estadual e municipal iniciaram nesta
quarta-feira (23) participação na formação para a Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). Realizada por meio da parceria
entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de
Alagoas (Ufal) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) a
formação ocorre nas próximas três semanas com atividades na quarta e
sexta-feira, na Escola Estadual Laura Dantas, no Cepa.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú
Social, a OLP é um programa de formação de professores que visa
incentivar e promover melhorias na leitura e produção dos estudantes de
escolas públicas brasileiras. A ação tem caráter bienal: nos anos
ímpares, é realizada a formação de professores e, nos anos pares, os
alunos participam da olimpíada produzindo textos nas categorias Poema,
Memórias, Crônica e Artigo de Opinião. Logo, 2015 será ano de formação
de professores enquanto 2016 será ano de participação dos estudantes no
evento.
O coordenador da Olimpíada em Alagoas, Jair Porto, explica que os 100
professores atuarão como multiplicadores do conteúdo da formação junto a
outros professores de Língua Portuguesa das redes estadual e municipais
em suas respectivas regiões. “Esta formação totaliza 40 horas em
formato presencial e à distância e vai instrumentalizar os
multiplicadores para que trabalhem práticas pedagógicas com professores
de suas regiões, os quais, consequentemente, vão atuar com seus alunos
para a Olimpíada”, disse Jair, adiantando que o resultado do curso será
exposto em um seminário com os multiplicadores no dia 14 de outubro.
Doutora em Letras e Linguística, a professora Adna Lopes, da Ufal,
atua há 12 anos na formação da Olimpíada, conta que a capacitação, além
de tratar os gêneros inclusos na OLP, aborda meios de intervenção que os
professores podem utilizar para melhorar a produção textual dos alunos.
“No caso do artigo de opinião, por exemplo, não basta ter apenas o
domínio da língua culta: é preciso apresentar dados, expor opiniões
divergentes, algo semelhante ao texto jornalístico”, avaliou.
Bom resultado no Enem
Os professores presentes à formação são unânimes ao afirmar que a
participação das escolas na OLP traz benefícios que ultrapassam o âmbito
da competição, garantindo resultados positivos para o aprendizado da
disciplina em sala de aula.
Gorete Duarte será formadora da Olimpíada pela 5ª Gerência Regional
de Educação (Gere), que abrange escolas de Arapiraca e municípios
vizinhos. Ela relata que desde 2012 trabalha as temáticas da OLP na
Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca e que a melhoria na
produção de texto foi tanta que refletiu no resultado do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem). “Tivemos um dos melhores resultados na Redação
entre as escolas da rede estadual e isso, com certeza, é consequência do
que foi trabalhado com os professores e alunos durante a OLP”,
declarou.
Erivaldo Valério, formador da 7ª Gere – que abrange União dos
Palmares e demais municípios do Vale do Mundaú – também vivenciou
experiências positivas em sua região. “Em São José da Laje, por exemplo,
os alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio que participaram da Olimpíada
registraram resultados significativos em leitura e produção textual”,
observou.
Por Blog Adalberto Gomes Notícias com informações da Agência Alagoas
Nenhum comentário