Unidades móveis facilitam entrega voluntária de armas em Alagoas

Veículos entregues pelo Governo do Estado estão percorrendo bairros da capital e serão levados ao interior para incentivar a população 



                                           Unidade está percorrendo capital e interior. (Foto: Acervo Secom/AL)


Desde o último mês, a entrega voluntária de armas de fogo tornou-se um processo mais simples e prático em Alagoas. Agora, a população conta com duas unidades móveis que foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), dentro das ações que preveem a redução dos índices de criminalidade. 


Segundo explica o gerente de Integração de Estratégias de Prevenção à Violência da Seprev, Roberlan Moreno, além da entrega de armas, munições e acessórios, as unidades são bases itinerantes para orientações à população e estão percorrendo bairros de Maceió para incentivar o ato.
Nesta semana, um dos micro-ônibus está no Conjunto Denisson Menezes, no bairro Cidade Universitária, e nas próximas semanas deve ser levado a outras regiões conforme um cronograma traçado pelo órgão.  
"Nosso objetivo é fazer com que a população entenda a dimensão dos riscos de se ter uma arma de fogo em casa. Estar armado não representa segurança, muito pelo contrário. O cidadão expõe a família e ele próprio ao perigo, sobretudo em um momento de desatino, quando pode ser cometido um crime. Percorreremos todas as regiões de Alagoas para esclarecer sobre estes riscos e, assim, incentivar a entrega", coloca Roberlan Moreno.

Além disso, o gerente destaca ainda a importância da participação da população na utilização das ferramentas de denúncia para acabar com as fábricas clandestinas de armas.
Responsável pelas unidades móveis, Moreno acrescenta que, em menos de um mês, a população em Maceió já tem colaborado e a expectativa é que a adesão seja cada vez maior a partir da aproximação em outras regiões de Alagoas. Sobre as ações itinerantes, ele conta que a próxima localidade a receber um dos veículos é Arapiraca, seguindo por outros municípios do Sertão. 
Roberlan Moreno ressalta, ainda, que a entrega das unidades móveis foi realizada conforme determinação do governador Renan Filho, que solicitou aos gestores da pasta a criação de novos equipamentos públicos para colaborar na prevenção à violência no Estado. 
O programa conta ainda com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O que diz o ministro da Justiça
Na última semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez declarações contundentes em relação à entrega voluntária de armas de fogo. O gestor federal participou no Facebook do Programa Dialoga Brasil, do Governo Federal, onde respondeu questionamentos de internautas referentes ao tema.


"Arma não é instrumento de defesa, mas de ataque. É um equívoco, demonstrado por estudos de segurança pública, afirmar que a criminalidade e a violência são reduzidas quando a população está armada. Quando uma pessoa tenta se defender utilizando uma arma, na maior parte das vezes, não só não coíbe a violência, mas também se torna vítima", disse o ministro na rede social.
Cardozo também respondeu aos internautas sobre riscos em relação ao porte de armas.

"As pessoas sem antecedentes criminais, em momentos de desatino, cometem crimes violentos, matando esposas, maridos, filhos e outros. Também é sabido que armas são roubadas de cidadãos que não praticam crimes e servem a atos violentos. Do mesmo modo, é sabido que crianças pegam armas dos pais, ferem e matam", frisou o ministro.

 Por Blog Adalberto Gomes com informações da Agência Alagoas.

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.