Ajuste fiscal deve ter mais aumento de receita, diz Levy



O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o ajuste fiscal vai exigir mais "mecanismos de aumento de receita".
O recado foi dado em mensagem gravada pelo ministro em Brasília e exibida no final desta tarde no EXAME Fórum, em São Paulo. Ele foi convocado para ficar na capital por causa da questão do Orçamento e cancelou a presença no evento.
Levy também lembrou que mesmo com as dificuldades no Congresso, o govenro conseguiu encaminhar algum ajuste fiscal até agora:
"Nas medidas estruturais e legislativas, a gente começou a fazer muita coisa. Na questão do seguro desemprego, das pensões, houve progressos".
Ele também disse que os resultados positivos já começam a aparecer: "O reequilíbrio da economia já tem rendido frutos. A gente vê que parte da conta corrente e da balança comercial voltam a a se reequilibrar. Temos muitos casos de empresas que hoje aqui no Brasil são mais competitivas do que na China".
O ministro disse que é necessária uma "ponte" entre os ajustes de curto prazo e reformas estruturais para garantir a solvência e ao mesmo tempo aumentar a capacidade produtiva da economia.
Levy diz que isso passa por "mecanismos de aumento de receita" - a grosso modo, criação ou aumento de impostos - junto com outras medidas de eficiência em resposta a um mundo que desconstrói os mecanismos de reação a crise de 2008:
"Temos que fazer um trabalho de gestão na economia. Isso é que temos dito e a presidente tem incorporado em todas as suas ações. Só assim vamos manter as conquistas dos últimos quinze anos, só assim os direitos serão preservados. (...) Temos que aumentar a eficiência do Brasil, a produtividade de modo geral - através de investimentos em infraestrutura, impostos mais simples e uma reforma na Previdência que reflita a própria demografia".

Por  EXAME.com

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.