ORIENTAÇÃO: Sesau esclarece a população sobre a gripe H1N1

                                               Boas práticas devem ser adotadas para evitar as doenças respiratórias
Foto: Ilustração
Diante do aumento dos casos suspeitos de H1N1, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que Influenza A – como também é conhecida – ocorre durante todo o ano, sendo mais frequente nos meses do outono e do inverno e com predomínio nas regiões Sudeste e Sul.

Segundo esclareceu a técnica do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Claudeane Nascimento, em grande parte dos casos suspeitos registrados em Alagoas, as pessoas viajaram para estados destas regiões e/ou tiveram contato com pessoas destas localidades.

“Por isso, no caso de Alagoas, não há necessidade de apreensão, apenas evitar lugares aglomerados”, explicou Claudeane. Ela pontuou que a Influenza A é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que se caracteriza pelos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal, mal estar, mialgia (dor muscular), calafrios e cefaleia (dor de cabeça).

No entanto, em alguns casos, o paciente pode apresentar complicações pneumopatias (incluindo asma). Um dos exemplos dessas complicações acontece nos pacientes com tuberculose de todas as formas, com quem há evidências de maior complicação e possibilidade de reativação.

Nos casos de pacientes com os sintomas que se enquadram com a doença é realizada a hidratação e ministrado o Fosfato de oseltamivir, conhecido como Tamiflu, nas unidades de saúde.

Vacina - A vacinação anual contra influenza A é a principal medida utilizada para se prevenir da doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus influenza, reduzindo o agravamento da doença.

A campanha de vacinação contra a influenza irá ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, nos postos de saúde municipais, mas já a partir de 23 de abril será iniciada a distribuição das vacinas para as Secretarias Municipais de Saúde, que já poderão iniciar a campanha.

Terão direito à vacina gratuita o mesmo grupo de risco do ano passado: crianças menores de cinco anos, gestantes, mães até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas.

Medidas preventivas

Veja algumas das boas práticas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias:

- Higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Por Ascom  Sesau

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.