Alagoas: Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos debate Lei Brasileira de Inclusão

Palestras têm como público alvo entidades que atuam em defesa dos direitos da pessoa com deficiência
Palestras têm como público alvo entidades que atuam em defesa dos direitos da pessoa com deficiência Divulgação
 
Construir e consolidar uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo o exercício da cidadania das pessoas com deficiência (PcD), seja ela física, intelectual, sensorial ou múltipla, são propósitos do Ciclo de Palestras “Direitos da Pessoa com Deficiência: na perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Estatuto da Pessoa com Deficiência”.

A primeira etapa do ciclo, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, juntamente com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e a Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), acontece no dia 18 deste mês, no Maceió Mar Hotel, e terá como palestrante o jurista Joelson Dias.

Além das pessoas com deficiência, as palestras têm como público alvo, entidades que atuam em defesa dos direitos da PcD, estudantes e profissionais das áreas de Direito, Saúde, Educação e Assistência Social.

Segundo a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante Estrela, “a ideia é promover, realmente, um estudo da Lei. O empoderamento somente é possível por meio do conhecimento. A nossa meta é levar a discussão também para o interior do nosso Estado”, afirmou Rosinha Cavalcante.

Joelson Dias foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2009 e 2011. É mestre em Direito pela Universidade de Harvard e integrante da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB (CF/OAB). É também representante do CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Ele ainda representou o Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no período de 2005 a 2008; foi assistente da Promotoria no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda, em 1997, e atuou como consultor na Missão Civil Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Haiti, em 1993 e 1994.

Os interessados em participar do ciclo de palestras poderão realizar a inscrição por meio do blog pessoacomdeficienciaal.blogspot.com.br, ou ainda no dia do evento. O encontro acontece das 8 às 18 horas. O local possui acessibilidade, haverá interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os participantes terão direito a certificado. 

   Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.