Soja abre novos horizontes de mercado para Alagoas

Comercialização da produção de Campo Alegre para a Rússia é considerada um marco para o agronegócio do Estado e demonstra viabilidade da diversificação agrícola 

 Colheita é considerada como um marco para o agronegócio em Alagoas. (Foto: Petrônia Viana)

A soja produzida em Alagoas tem atraído a atenção de grandes empresários estrangeiros e aberto novos horizontes de mercado para o Estado. Nesta terça-feira (22), na cidade de Campo Alegre, teve início a primeira colheita de soja em território alagoano em 2015. A área, pertencente ao empresário Everaldo Tenório, tem 67 hectares plantados com soja não transgênica, o que elevou o valor agregado do produto e garantiu a exportação para a Europa.

Cerca de 150 produtores rurais se reuniram para festejar a colheita, considerada um marco para o agronegócio em Alagoas.

“Vamos colher entre 45 e 50 sacas de soja por hectare, o que está dentro da média nacional. Negociamos a produção com um grupo de investidores da Rússia, por cerca de R$ 80 a saca. Posso dizer que, hoje, vale a pena produzir soja em Alagoas. Isso vai causar uma transformação muito grande na região de Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro, onde hoje plantamos a soja não transgênica”, disse Everaldo Tenório, que tem 200 hectares de soja plantados em Alagoas.

Nessa região, a soja produzida será destinada à alimentação humana e animal. No município de Porto Calvo, Litoral Norte de Alagoas, outro grupo empresarial produz soja que será destinada ao mercado de sementes no Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a colheita desta terça-feira é apenas o início de um processo de transformação do setor agrícola alagoano rumo à diversificação e melhoria da produção.

“Estamos hoje colhendo os frutos do trabalho do Governo do Estado em incentivar a diversificação da produção rural. Iniciamos esse trabalho em janeiro, quando estruturamos o Programa de incentivo à Produção de Grãos, com ênfase no milho e na soja”, lembrou Vasconcelos.
 “Pela primeira vez, a soja produzida em Alagoas será exportada. Isso faz com que o produtor acredite que é possível ter sucesso com outras culturas, abrindo novos mercados e ampliando os horizontes. Estamos no melhor momento para essa mudança. Temos todas as condições técnicas, todas as parcerias e toda a vontade política para iniciar uma nova fase na agricultura do Estado, com mais alternativas tanto para o pequeno quanto para o grande produtor”, avaliou o secretário.

Segundo o empresário Everaldo Tenório, a intenção é conseguir, a partir de 2016, realizar duas colheitas de soja por ano em Alagoas.

“O primeiro passo é plantar e colher. A exportação é uma vitória que serve como incentivo para outros produtores. Tenho experiência no plantio de soja no Pará, onde também não havia essa cultura. Hoje, existe mais de um milhão de hectares plantados com soja no Pará. Tenho plena certeza de que Alagoas vai seguir o mesmo caminho e se tornar um grande produtor e exportador de soja, que é a commodity com maior liquidez no mundo”, afirmou o empresário.

   Por Blog Adalberto Gomes Notícias  com informações da Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.