Olho D'Água do Casado comemora 53 anos de emancipação política nesta segunda- feira (21)


O município de Olho D’Água do Casado, sertão de Alagoas comemora 53 anos de emancipação política nesta segunda- feira (21), conheça  sua história.

Até 1870 só existia na região a fazenda do agricultor Francisco Casado de Melo, onde hoje está a sede da prefeitura. Em 1877, a construção da rede ferroviária levou para lá o acampamento dos operários. O local, para os técnicos, não poderia ser melhor, porque em toda a região brotavam olhos d'água, facilitando o trabalho e a própria vida dos operários. Depois que as obras da linha férrea e da estação terminaram, o acampamento foi transferido. Nessa época já existiam algumas casas e, para garantir o povoado, foi construída uma capela em homenagem a São José, padroeiro do lugar.

Os pioneiros na formação da vila foram João Francisco Soares, Manoel Coleta de Mello, Antonio Pinto Bandeira e Antonio Matias. Em 1965, o presidente Castelo Branco suspendeu o tráfego dos trens da Rede Ferroviária, causando um impacto muito grande à região. Nessa época, começou a ser construída a AL-225,concluída em 1974. Alguns anos depois a rodovia AL-220, que passou por Olho D'Água do Casado, mudou a rotina do povoado. O desenvolvimento já era grande porque havia comunicação entre as regiões. Com o progresso veio o movimento pela emancipação. Eliseu Maia, Adeval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira foram os líderes. Em 1962, Olho D'água do Casado se tornou município, através da Lei 2.459.

Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Olhos D'Água do Casado ex-povoado, pela lei nº 1473, de 17-09-1949. Subordinado ao município de Piranhas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Olhos D'Água do Casado, figura no município de Piranhas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Olhos D'Água do Casado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962, desmembrado de Piranhas. Sede no atual distrito de OlhoD'àgua do Casado ex-Olhos da Água Casado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-091962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Ratificação da Grafia Olhos D'Água do Casado para Olho D'Água do Casado alterado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962. 

Confira a programação do evento  divulgado pela secretaria de cultura e turismo de Olho  D'Água do Casado (  Secretária Joelma Costa).
 
Pela manhã terá  alvorada, missa as 6h, hasteamento das bandeiras, apresentação da Banda de Fanfarra Sargento Elias Marques de Alencar,  e o hino do município. As 15h, ocorrerá  o desfile cívico  das escolas,  Antenor Serpa, João Francisco e Amélia Martins, com as  bandas de Fanfarra Sargento Elias Marques de Alencar e Banda Mirim do CRAS, sob o comando do Maestro Erivelton Da Silva  pelas principais ruas da cidade.
E às 19h, shows em praça  pública com as bandas Tião Macedo, Os Forasteiros do Forró e Farra de Barão.
Hino do município de Olho D'Água do Casado
 Muitas graças neste seu aniversário
Os teus filhos Cantão com amor e fé
Nesta data mil venturas parabéns
Muitas bênçãos do glorioso São José. (2x)
Tuas terras dão tudo que plantar,
Do arroz a qualquer plantação,
Solo fértil de produtos bem mais fortes,
É o aumento no setor da produção.
Salve o dia 21 de setembro,
Com festejo és homenageado
E os teus filhos jubilosos cantam preces,
Mil venturas pra Olho D’água do Casado.
Mais trabalho, mais desenvolvimento,
Conscientes do progresso acompanhas,
O futuro te espera e o passado,
Resta apenas que pertences a Piranhas.
Galeria de fotos- Arquivo Adalberto Gomes






 Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.